Otica seu Filó

POLITICA

Presidente do TCE-MT reforça parceria com AMM para combater desigualdades regionais

Por Secom TCE/MT
Publicado em 11-01-2024 às 10:50hrs
Encontro dos Presidentes aconteceu no ultimo dia 09/01,

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, enfatizou hoje (09), durante visita a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que o combate as desigualdades regionais será foco de sua gestão nos próximos dois anos. Em reunião com o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, foi reforçada a parceria entre as duas instituições para atuar conjuntamente como agentes do desenvolvimento estadual. 

“Mato Grosso tem ilhas de prosperidade, mas tem ilhas de pobreza. Temos municípios riquíssimos e queremos que eles enriqueçam ainda mais, mas nós temos municípios em total dificuldade. O último censo do IBGE nos mostra que 51 municípios perderam população. As pessoas foram embora em busca de estudo, de qualidade de vida. Além disso, dos 3.6 milhões de habitantes, quase 1 milhão está inscrito em programas de auxílio do governo federal, então nós temos um desequilíbrio e essa balança precisa se equilibrar”, disse o presidente do TCE-MT. 

Sérgio Ricardo explicou que o tribunal está empenhando toda sua capacidade técnica e força de trabalho para ajudar os municípios, e destacou a realização do projeto TCE em Movimento - Desenvolvimento e Sustentabilidade, que debaterá soluções para a melhora nos índices econômicos e sociais dos municípios mais fragilizados do estado, iniciando pela cidade de Araguainha, o menor município de Mato Grosso, além outros sete municípios da região. Esta será a primeira de uma série de visitas técnicas que acontecerão em localidades estratégicas.

“Esse grande encontro não é apenas sobre Araguainha, é sobre a questão das desigualdades regionais. Então a gente vai lançar um projeto no menor município do estado e a partir de lá discutir Mato Grosso como um todo. Uma instituição forte que queremos ao nosso lado é a AMM, porque ela agrega todos os municípios e discute suas situações. Estou conselheiro e estou presidente do Tribunal, mas antes de tudo eu sou mato-grossense. Eu quero ver o meu Mato Grosso melhor, mais igual para todos”, disse o conselheiro. 

Para o presidente da Associação, Leonardo Bortolin, a visita de Sérgio Ricardo simboliza a aproximação do TCE-MT com os municípios. “Isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Esse é um momento muito importante para a história do estado, selado pelo início do mandato tanto nosso da diretoria, quanto da presidência do TCE”, pontuou. 

Leonardo reforçou ainda que o direcionamento da atual diretoria da Associação vai ao encontro da proposta do presidente do TCE-MT. “Com certeza nós temos que trabalhar pela equidade de condições, para fazer com que o estado cresça mais e cresça diminuindo as desigualdades. É aí que está a importância dessa parceria, voltada ao desenvolvimento de políticas públicas, à orientação técnica permanente e à elaboração de projetos para captação de recursos”, completou. 

Neste sentido, o conselheiro presidente sugeriu um convênio para fomentar o intercâmbio de informações entre as duas instituições, especialmente relacionadas à gestão de projetos e capacitação contínua de servidores dos 142 municípios mato-grossenses.  “Vamos buscar soluções e fazer com que o resultado dessa interação se transforme em política de estado para os governos, tanto os de agora quanto os que virão. Entendo que, com todos caminhando juntos, discutindo juntos e focando nas soluções, nós vamos ter um estado melhor”, concluiu Sérgio Ricardo.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais