UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

POLITICA

Primeira-dama de MT destaca compromisso do SER Família Inclusivo; 10 mil autistas já possuem Carteira de Identificação no Estado

Por Secom Gov.MT
Publicado em 02-04-2025 às 14:28hrs
Carteira de Identificação do Autista (CIA) facilita acesso a serviços e direitos
Primeira-dama de MT destaca compromisso do SER Família Inclusivo; 10 mil autistas já possuem Carteira de Identificação no Estado

Nesta quarta-feira (2.4), o mundo se une para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e incentivar a inclusão. Em Mato Grosso, o programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, tem sido um grande aliado das pessoas autistas e de suas famílias.

Para Virginia Mendes, o compromisso com a causa autista deve ser constante. “Hoje é o dia de conscientização, mas essa reflexão deve ser feita todos os dias. O autismo não define uma pessoa, é apenas uma parte de quem ela é. Com respeito, acolhimento e apoio, pessoas autistas podem ter vidas plenas e contribuir de forma valiosa para a sociedade”, destaca a primeira-dama do Estado.

Ela também reforça a importância da empatia e da compreensão. “O diagnóstico precoce e o acesso a terapias adequadas fazem diferença, mas o que realmente transforma a vida de quem está no espectro é o amor e a inclusão. Todos merecem ser vistos e respeitados como são. Inclusão é construir pontes, derrubar barreiras e garantir que todos tenham espaço para crescer, e isso precisamos fazer juntos”, completou Virginia Mendes.

Criado para garantir mais dignidade e qualidade de vida a pessoas com TEA, o SER Família Inclusivo oferece apoio por meio de diversas ações. Entre elas, destaca-se o Cartão SER Família Inclusivo, um benefício financeiro de R$ 220 pagos a cada dois meses para pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme a Secretaria de Estado de Assistência e Cidadania (Setasc), 2.388 pessoas recebem o auxílio. 

Outra conquista significativa é a Carteira de Identificação do Autista (CIA), documento que facilita o acesso a serviços e direitos, com 10.130 cadastros; à exemplo de preferência em filas de supermercado, e ainda sorteios para o Camarote do Autista na Arena Pantanal que entre 2023 e 2024 o sorteio contemplou 294 crianças e adolescentes acompanhados por responsáveis.

 


 

O programa também incentiva a inclusão escolar, com projetos como a Equoterapia, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o Autismo na Escola, que desde 2022 está presente em 647 escolas estaduais, atendendo mais de 2 mil alunos autistas.

 


 

Para ampliar a conscientização, mais de 500 mil cartilhas informativas foram distribuídas, auxiliando na educação e combate ao preconceito. Além disso, a primeira-dama também apoia a implementação da credencial e do selo do autista, fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran), garantindo mais segurança e acessibilidade no trânsito.

“Essa credencial garante as pessoas com autismo uma vivência no trânsito mais humanizada e consciente”, explicou Virginia Mendes.

Exemplo de superação: Dimy, o piloto autista

 

Natural de Curitiba e criado em Mato Grosso, Dimitry Fernandes Kalinowski, conhecido como Dimy, é um exemplo de como a inclusão pode transformar vidas. Ele é o primeiro piloto autista registrado na Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e já conquistou vários títulos. “Quando estou nas pistas, recebo uma injeção de endorfina. É libertador”, diz Dimy.

Sua mãe, a nutricionista Branca Fernandes, reconhece o impacto das ações de Virginia Mendes. “Esse olhar que a dona Virginia tem motiva as pessoas com autismo e suas famílias. A verdadeira inclusão é proporcionar autonomia. O autista precisa ser compreendido dentro de suas limitações”, afirma.

“A você, mãe de autista, desejo uma boa saúde mental. Mas, se um dia acontecer de você perder o controle diante de fotos e filmes registrando tudo e chorar compulsivamente, espero que, ao abrir os olhos por causa da vergonha, sinta duas mãos segurando seu rosto, isso aconteceu comigo. Em uma situação de "vergonha alheia", dona Virgínia me protegeu, segurando minhas mãos”, compartilhou Branca Fernandes.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais