A primeira-dama Virginia Mendes destacou, nesta terça-feira (08.4), que, entre 2019 e 2025, o Governo do Estado investiu R$ 124 milhões nas ações sociais em Cuiabá.
Para Virginia Mendes, o aniversário de 306 anos da capital mato-grossense é mais do que uma comemoração: é um momento de reconhecer a força do povo cuiabano, que, com alegria, fé e perseverança, constrói diariamente uma cidade mais humana e acolhedora. Voluntária nas ações do Governo do Estado, a primeira-dama ressalta que trabalhar pela população cuiabana é uma motivação constante.
Em Cuiabá, são executados os programas SER Família Criança, SER Família Idoso, SER Família Inclusivo, SER Família Mulher (voltado a mulheres em situação de violência doméstica), SER Família Habitação, SER Família Capacita, SER Família Indígena, SER Família Aconchego, SER Família Solidário e SER Família CNH Social. Todos os programas foram idealizados pela primeira-dama.
“Temos mais de R$ 124 milhões somente no Social de Cuiabá, mas o Governo atua em todas as áreas. Na Educação, com a entrega de escolas de qualidade; na Saúde, com dois novos hospitais novinhos que em breve serão entregues à população; na Infraestrutura, com investimentos em pontes e estradas; milhares de Títulos Definitivos entregues, entre tantas outras ações e obras. Se a gente olhar para cada uma dessas obras, todas atendem à população, e isso reflete no social”, destacou ela.
“Ninguém faz nada sozinho. Graças a Deus, os sonhos e projetos que idealizo contam com pessoas que também têm o mesmo desejo que eu. Tenho uma equipe que me apoia, meu esposo, que trabalha com muita dedicação e sempre recebe com atenção as ações que apresento. Há uma frase de Madre Teresa de Calcutá que gosto muito. Ela diz: ‘O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano seria menor’. E é exatamente isso: se queremos ver as coisas acontecerem, precisamos nos doar de alguma forma”, completou a primeira-dama.
Virginia Mendes sempre teve forte atuação social, inicialmente como primeira-dama de Cuiabá, entre 2013 e 2016. Nesse período, atuou como voluntária em diversas frentes, com destaque para a ampliação do programa Siminina. Inicialmente, o projeto atendia 149 meninas e, ao final de sua gestão, esse número saltou para 1.500 beneficiadas.
“Esse programa ainda é a menina dos meus olhos. É maravilhoso encontrar as ex-alunas e sentir o carinho e a gratidão que elas têm por terem tido acesso ao Siminina. Confesso que sinto saudades. Recentemente, estive reunida com a primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, e vamos ter a oportunidade de atuar juntas nesse projeto lindo”, disse Virginia Mendes.
Natural de Cuiabá, ela tem um carinho especial pela cidade onde cresceu, concluiu os estudos, casou-se e teve seus três filhos. Apaixonada pela cultura cuiabana, Virginia Mendes é madrinha do grupo Flor Ribeirinha, um dos mais tradicionais do folclore mato-grossense, e destaca a grandiosidade das manifestações culturais da capital.
“Nossa cultura é diversificada, vibrante e cheia de história. O cuiabano carrega no coração o amor por sua terra e por suas tradições. Nos últimos anos, a capital passou por desafios e por um período de abandono administrativo. No entanto, novas perspectivas começam a surgir, trazendo esperança de um futuro mais próspero para a cidade e sua população”, ressaltou.
Segundo Virginia Mendes, o comprometimento da população é fundamental para novas conquistas.
"Pessoas comprometidas com o desenvolvimento e a qualidade de vida do seu povo que farão esta cidade, calorosa tanto no clima quanto no acolhimento se desenvolver cada vez mais. Afinal, Cuiabá é feita de histórias, cultura e, acima de tudo, de pessoas que a amam e trabalham por seu crescimento", completou.
"Parabéns, Cuiabá! Cidade que amo, pelos seus 306 anos. Deus abençoe a todos!", desejou a primeira-dama do Estado.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!