A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi homenageada, nesta segunda-feira (23.05), com a medalha ‘Mérito Guardião Rodoviário’, do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), da Polícia Militar de Mato Grosso. A cerimônia contou com cerca de 100 autoridades militares e civis, que também foram homenageadas no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM.
De acordo com a instituição, a medalha é um símbolo de apreço pelos esforços em promover a segurança nas estradas e reduzir acidentes, além de incentivar a educação para o trânsito. A homenagem foi oferecida pelo comandante-geral, Coronel Alexandre Mendes; o comandante do Comando Especializado, Coronel André Avelino Neto, e o comandante do BPMTran, tenente-coronel Adão Cesar Rodrigues Silva.
Virginia Mendes agradeceu a honraria e afirmou que está à disposição para atuar junto à corporação nas atividades de conscientização. “Agradeço por essa honraria tão importante e por ser considerada, por essa instituição, uma motivação para o trabalho executado por vocês. É realmente uma grande honra para mim estar aqui com autoridades que têm feito a diferença nas ações de trânsito e também em outras áreas da sociedade”, agradeceu.
A primeira-dama do Estado falou sobre a imagem da PMMT, lembrando a proteção e segurança que eles oferecem à sociedade. “Eu sempre digo que eles são nossos anjos da guarda. Eles saem de suas casas, deixam suas famílias, tanto homens quanto mulheres, sem saber se irão retornar. Eles são a insegurança diária da família que não sabe se estarão novamente em casa. Enquanto estamos vivendo nossas vidas, eles estão nos protegendo”, asseverou.
Ela também lembrou as ações e investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública. “O Governo tem feito um excelente trabalho; acho que nunca foi realizado algo assim. Quando o Mauro assumiu, as viaturas não tinham combustível, não havia armamento, veículos apropriados, estava tudo sucateado. Então, a atual gestão tem dado condições de segurança para que os policiais possam sair de suas casas e fazer o melhor trabalho”, destacou.
“Através do trabalho voluntário que exerço neste Governo, quero ajudá-los na missão da conscientização sobre a importância de cada cidadão ter atenção no trânsito e de medidas que venham a prevenir acidentes, bem como atuar na preservação da vida”, ratificou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.
O comandante-geral da Polícia Militar de MT, Alexandre Mendes, agradeceu a presença da primeira-dama Virginia Mendes. “Ter a primeira-dama Virginia Mendes conosco é motivo de muito orgulho, porque ela simboliza a força e motivação em todas as causas que abraça, e não seria diferente em nossa luta constante para que a violência no trânsito acabe”, ressaltou.
Ele ainda enfatizou os números de vítimas de trânsito no país: “Cerca de 50 mil pessoas morrem no trânsito anualmente, muitas vezes por motoristas que não estão habilitados ou que não estão preparados para estar nas ruas e estradas”.
Na oportunidade, Coronel Mendes lembrou a luta da primeira-dama de MT contra a violência doméstica e o combate ao feminicídio, além de abordar a recente aprovação da lei que aumenta a pena para o crime de femiem 40 anos. “Nós vivemos uma guerra em diferentes aspectos; em nosso país, a cada quatro horas, uma mulher é vítima de violência doméstica”. Mendes mencionou a atuação da Patrulha Maria da Penha em Cuiabá e Várzea Grande, que registrou mais de 2.000 casos, e pediu ao Congresso Nacional que não permita a progressão de pena para esses crimes.
Na cerimônia, foi lançada a tradicional corrida "Homens do Mato", com tema voltado ao combate ao feminicídio, com a campanha da PMMT: “Juntos, Somos a Voz de Quem Precisa de Ajuda”. A primeira-dama Virginia Mendes aceitou o convite e será madrinha da corrida, que acontece no mês de novembro.
“Agradeço o convite e fico feliz e honrada com esse evento, por saber que milhares de homens e mulheres virão conosco pedir um basta aos crimes de feminicídio e violência doméstica. Contamos com a presença das famílias”, convidou Virginia Mendes, que já confirmou sua presença e de sua equipe Unaf.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!