P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

ESPORTES

Primeira-dama do Estado é homenageada como Madrinha do Sambo no Pan American Championships realizado em Cuiabá

Por Secom Gov.MT
Publicado em 27-08-2024 às 08:35hrs
No Brasil, além de Mato Grosso, outros três estados são reconhecidos pela Federação por praticarem o esporte, e outros 14 estados ainda deverão se associar à Federação Brasileira

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi homenageada durante o Pan American Championships de Sambo e reconhecida como madrinha do esporte, criado pela União Soviética e com semelhança com o Judô. Atualmente, a modalidade é praticada em 146 países. Participaram das competições 24 países. A cerimônia de abertura aconteceu na sexta-feira (23.08), no Ginásio Aecim Tocantins, uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel).

Em junho deste ano, a seleção brasileira de sambo participou do BRICS na Rússia, e a equipe mato-grossense conquistou a primeira medalha para o Brasil. A partir dessa conquista, a Federação Mato-grossense, em parceria com a União Pan-Americana de Sambo (UPASA), deu início a essa primeira competição Pan-Americana no Brasil. No Brasil, além de Mato Grosso, outros três estados são reconhecidos pela Federação por praticarem o esporte, e outros 14 estados ainda deverão se associar à Federação Brasileira.

Virginia Mendes falou sobre o convite para ser madrinha do esporte em Mato Grosso e também sobre como as competições contribuem para o Estado.

“Para mim é uma honra ser madrinha desse esporte que tem atraído cada vez mais atletas. Fiquei muito feliz com o certificado. Agradeço secretário David Moura e sua equipe pelo evento. O Sambo e outras modalidades definem ações importantes que vão além das competições; ele é responsável por fomentar a economia por meio do turismo”, destacou.

Na oportunidade, Virginia Mendes foi presenteada com a camiseta oficial da competição, e o representante da Rússia, Oleg Artemyuk, ofereceu a mascote da categoria e os botons que simbolizam o esporte.

O presidente da Confederação Brasileira de Sambo (CBSA), Marcelo Capano, ressaltou a influência da primeira-dama de MT, que foi um ponto predominante para o convite de madrinha do esporte. “Tendo em vista o engajamento que a primeira-dama tem com as causas sociais, e sabendo que o esporte é uma grande ferramenta que une as pessoas, tomamos a decisão de tê-la como madrinha do evento”, explicou.

David Moura agradeceu a oportunidade de promover o evento em Mato Grosso e também o apoio da primeira-dama Virginia Mendes à categoria.

“Quero agradecer à União Pan-Americana e à Confederação Brasileira por acreditarem em nosso trabalho, mas especialmente agradecer à primeira-dama por estar sempre apoiando as causas do esporte, da cultura e, principalmente, causas que transformam vidas e abrem portas. Isso aqui é, sem dúvida, o início de uma grande transformação dessa modalidade em nosso estado”, salientou o secretário da Secel.

ara o presidente do Pan-Americano de Sambo, Eliseo Romero, o espaço que o esporte está conquistando é fruto de investimentos e oportunidades, e Mato Grosso é um exemplo. “Esta é a versão número 12 do Sambo. O mais interessante é que, a cada evento, demonstramos como os níveis estão evoluindo. Posso ver também o investimento em eventos de qualidade; isso faz uma grande diferença no avanço do esporte”, reiterou.

Os países representados foram: Argentina, Chile, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago, Cuba, Equador, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela, Honduras, Jamaica e Guiana.

Participaram do evento o diretor da Federação Internacional de Sambo (FIAS), Michal Buchel; a especialista em Relações Internacionais do FIAS, Victoria Khangalova; o presidente da Federação de Arte Sambo de MT, Adalberto Corrêa; e Oleg Artemyuk, representante da Rússia; o secretário-adjunto da Secel, Beto Corrêa; e o presidente da Federação Mato-grossense de Sambo, Adalberto Corrêa.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais