Otica seu Filó

POLITICA

Procissão e missa abrem oficialmente as comemorações dos 157 anos da padroeira de Várzea Grande

Por Secom PMVG
Publicado em 02-03-2024 às 09:08hrs
Passagem da bandeira, visita a comunidades e a outras paróquias e novenas são alguns dos eventos que culminam com o aniversário de Várzea Grande

Devoção, Cultura e Fé marcaram o início das Festividades em Comemoração aos 157 Anos da Procissão de Nossa Senhora da Guia, Padroeira de Várzea Grande. A Programação das Festividades termina em 15 de Maio, com a Missa Solene em comemoração aos 157 Anos de Fundação de Várzea Grande e até lá são realizadas Missas, Novenas, Passagem da Bandeira e Visita a todas as Paróquias do município.

Diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas participaram da Procissão que saiu da Praça Nossa Senhora da Guia com a realização do Terço da Misericórdia, Ofício de Nossa Senhora, Procissão de Penitência e Missa de Abertura.

Ao final foi realizado o tradicional Chá com Bolo para as pessoas que participaram do início das comemorações. 

Portaria 5051/2023, de autoria do prefeito Kalil Baracat, que participou da Missa Solene acompanhado pela primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, reconhece as comemorações da tradicional festa de Nossa Senhora da Guia como patrimônio cultural, histórico e imaterial de Várzea Grande.

A Missa que abriu oficialmente a programação dos 157 Anos da Procissão de Nossa Senhora da Guia foi ministrada pelo Padre Kleber Jorge e Silva auxiliado pelos padres Clodoaldo Tenório Araújo e José de Oliveira.

“A história de Várzea Grande e de Nossa Senhora da Guia se somam e demonstram de forma clara a fé e a devoção de um povo ordeiro, trabalhador, acolhedor e que deseja o melhor para si e para os outros”, disse o prefeito Kalil Baracat, para quem a Várzea Grande de hoje reúne uma gama de pessoas de diversas manifestações religiosas.

A partir de agora uma extensa Programação da Bandeira de Nossa Senhora da Guia vai percorrer diversas ruas e avenidas, bem como promover visitas às comunidades, visita a outras paróquias e as Novenas de Missas na Igreja Matriz.

“Cultuar uma tradição por mais de um século, demonstra a fé de Várzea Grande e de sua gente em Nossa Senhora da Guia que ampara a todos e ajuda na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o padre Kleber Jorge e Silva.

Em um dos momentos mais emotivos da celebração, ao final da Missa, o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, fizeram a coroação de Nossa Senhora da Guia e do Menino Jesus.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais