Otica seu Filó

VERdade

Projeto de doação de mudas frutíferas é um sucesso e será desenvolvido em outras regiões da cidade ao longo do mês

Por Secom PMC
Publicado em 10-04-2024 às 07:00hrs
Ao receber as mudas, as pessoas foram orientadas quanto aos cuidados e plantio, seja nos quintais ou na frente de casa, embelezando a cidade. Em mais de 90% do público que procura, já sabe o que quer levar, o que demonstra que cuidará da planta.
Projeto de doação de mudas frutíferas é um sucesso e será desenvolvido em outras regiões da cidade ao longo do mês

As mudas frutíferas são sempre bem-vindas entre o público que procura por uma planta. Muitas delas, como maracujá, amora, açaí, limão, cajazinho, graviola, entre outras espécies de mudas nativas, foram doadas aos cidadãos na sexta-feira (5). A programação oferecida pelo Horto Florestal Tote Garcia na Praça Alencastro aconteceu em referência ao aniversário de Cuiabá, que no dia 8 deste mês comemorou 305 anos. E contou com ações da Secretaria Municipal da Mulher, em acolhimento às mulheres e esclarecimento sobre o trabalho desenvolvido. Haverá novas ações ainda em abril em diferentes regiões da cidade.

Nilton Lara Pinto saiu do bairro CPA 3 logo cedo para não perder a oportunidade de pegar uma muda de Amora, que é uma fruta muito apreciada por seu neto, de 6 anos. No quintal de casa, ele tem um pé de melancia que já está produzindo e que é o orgulho da família. “Nossa, tem tantas espécies aqui, queria muito levar uma muda de copaíba, mas o quintal de casa é reduzido, não comporta a espécie, que é frondosa”, revelou.

A moradora do bairro João Bosco Pinheiro, Adenil Alvarenga, também aproveitou para ampliar o pomar de casa. Ela já tem em casa pés de jabuticaba, caju, acerola. Ela tinha limão também, mas morreu e a intenção é repor outro limoeiro. Mas, entre tantas opções, queria uma muda de açaí e de ipê rosa também. Mas, como a procura por mudas foi intensa antes mesmo do horário previsto do início da ação, foi limitada a uma muda por pessoa.

“Distribuímos bem o espaço na construção da casa deixando um bom espaço para arborização. Se acimentar esquenta muito. Com as árvores, os pets também se deleitam na sombra. E eu cresci brincando debaixo das árvores em um quintal grande, e procuro reproduzir isso onde vivo atualmente”, frisou Adenil.

O administrador do Horto Florestal, Alexsandro Alves de Souza, ressaltou a importância do evento comemorativo e estar distribuindo vida. “Atendemos um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro para que o Horto Florestal dobrasse a produção de mudas para doar aos cidadãos e começamos esse trabalho ainda no ano passado para contemplar o maior número de moradores. Arborizar a cidade para melhorar a situação climática é uma preocupação da administração e deve ser de todos nós. E hoje concluímos essa ação, mas vamos continuar o trabalho de produção de mudas”, disse o administrador.

Ao receber as mudas, as pessoas foram orientadas quanto aos cuidados e plantio, seja nos quintais ou na frente de casa, embelezando a cidade. Em mais de 90% do público que procura, já sabe o que quer levar, o que demonstra que cuidará da planta.

SECRETARIA DA MULHER

Na oportunidade, o público contou com esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria da Mulher. Uma advogada participou orientando e acolhendo as mulheres e divulgando os canais de ajuda no combate à violência doméstica que tem ceifado a vida de muitas mulheres.

“É sempre uma grande oportunidade de dar esse apoio à causa e fazer uma busca ativa de possíveis situações, dando encaminhamentos necessários às vítimas. A cada mulher que conseguimos evitar o feminicídio é uma vida a menos que choramos”, frisou a diretora de execução da Secretaria da Mulher, Vera Wender.

O Espaço de Acolhimento da Mulher do Núcleo Municipal de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica funciona 24h (plantão) pelo celular 65 99304-6518.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais