P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

VERdade

Rio Cuiabá atinge nível de 85 centímetros, a pior marca do ano, conforme observatório da Marinha

Por Da redação Leiagora.com
Publicado em 21-08-2024 às 10:51hrs
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o rio está 40 centímetros abaixo do esperado

O rio Cuiabá registrou o nível de 85 centímetros nesta terça-feira (20), no perímetro da capital, de acordo com dados divulgados pela Defesa Civil do município. No mesmo período do ano passado, a marca estava em 1,25 metro, o que sinaliza uma redução de 40 centímetros, comparando agosto de 2023 a agosto deste ano. Segundo dados do observatório da Marinha, o registro é o pior do ano.

A Capital e todo o Estado enfrentam, com antecipação, um período de seca severo, o que está impactando no nível dos rios. Conforme dados do site da Marinha do Brasil, o nível registrado é de 93 centímetros nesta terça, na Capital. 

Para se ter noção, na maior cheia do rio Cuiabá, registrada ainda em 1974, data histórica no calendário dos cuiabanos, o nível da água chegou a 10,87 metros. De lá para cá, o rio tem se estabilizado em uma média de 3,94 metros.

Contudo, principalmente durante o período de estiagem, que se antecedeu neste ano, visto que as chuvas em potencial não 'dão as caras' na Capital desde junho, o nível do rio tem ficado cada vez mais baixo.

Conforme a Marinha do Brasil, que também realiza o monitoramento das águas do rio Cuiabá, a marca cumpre uma média neste mês entre os 92 e 94 centímetros.

Cruzando os dados da Defesa Civil e da tabela disponibilizada pela Marinha, a informação fornecida pelo órgão municipal, de que o nível chegou a 85 centímetros, indica que, nesta terça, foi registrado o nível mais baixo do rio de todo o ano até agora.

Com isso, a Defesa Civil ressalta que, com a intensidade do calor, a população fique mais atenta com a qualidade ambiental. Ou seja, evite exposição ao sol, beba bastante água e mantenha a umidade do ambiente com o uso de umidificadores ou toalhas molhadas e vasilhas com água.

A concessionária Águas Cuiabá descarta qualquer tipo de prejuízo ao abastecimento em Cuiabá. Mas também destaca a necessidade de que o consumo da água seja consciente.

Confira a nota na íntegra:

A Águas Cuiabá segue a monitorar indicadores climatológicos e hidrológicos, atividade acompanhada de perto pelo comitê de estiagem interno, constituído todos os anos pela concessionária.

A Águas Cuiabá pede à população que priorize o consumo consciente da água, evitando todo e qualquer desperdício. A cultura de cuidado com o meio ambiente e com a água deve estar presente nos mais simples hábitos do dia a dia.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais