Otica seu Filó

VERdade

Sebrae/MT e Governo do Estado premiam projetos de inovação empreendedora na gestão pública

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 09-11-2024 às 08:32hrs
A parceria tem como resultado o programa “Acelera Gov MT”, que capacita servidores públicos ao empreendedorismo e eficiência dos serviços à população

“É uma sensação de vitória e é gratificante ver toda essa inovação acontecendo no serviço público. Essa experiência muda a forma como a sociedade enxerga nós como servidores e a nossa prestação de serviço”, conta Leandro França, que ficou em primeiro lugar na competição de projetos inovadores do programa “Acelera Gov.MT”, realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso (Seplag/MT), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT).

Sebrae/MT e Seplag/MT reconhecem projetos de inovação empreendedora no serviço público de Mato Grosso

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta terça-feira (05), na sede do Tribunal de Justiça (TJ-MT), e contou com a participação de servidores públicos estaduais que vivenciaram um período de três meses de capacitação em desenvolvimento de projetos com a finalidade de ofertar uma melhor eficiência do serviço prestado nas diferentes áreas do Poder Executivo. O programa é o pioneiro em aceleração do serviço público em todo o Brasil.

Ao todo foram inscritas 76 propostas, de 15 órgãos ou entidades do estado, sendo que apenas 24 chegaram à fase final, após avaliação da banca examinadora. As equipes são formadas, em grande maioria, por servidores de Cuiabá, mas também participaram os servidores de cidades do interior, como: Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.

Pioneirismo na inovação dos serviços públicos

Servidores públicos estaduais foram capacitados por três meses para desenvolverem projetos de eficiência tecnológica na gestão pública

Segundo a analista técnica do Sebrae/MT, Yanne Silva, que também é responsável pelo programa, as propostas vencedoras serão encaminhadas ao gabinete do Governo para que sejam avaliadas por outras áreas do funcionalismo público. “Estes projetos são focados em promover o intraempreendedorismo público e desenvolver soluções que visem a melhoria interna dos serviços públicos, resultando em impactos positivos para os cidadãos”, explica a analista.

O analista técnico do Sebrae/MT, Diego Menegatti, que também coordenou o programa, avalia que estas novas propostas dão início a uma nova fase do serviço público no estado. “Este é só o primeiro passo. Essas ideias vão melhorar a qualidade de vida dos próprios servidores e da sociedade mato-grossense. Mas, o trabalho não para por aí, nós ainda vamos dar continuidade a esta parceria e teremos novas rodadas de capacitação como essa no futuro”, conta.

“Eu fiz uma pesquisa sobre o que impede o setor público de avançar com inovações, e um dos fatores que identifiquei é a baixa cultura de empreender e inovar em diversas áreas do setor público. Foi através desta pesquisa que buscamos o Sebrae/MT para nos ajudar com o conhecimento e tecnologia para implementar este programa. Sabemos que o Sebrae/MT tem expertise com amplo conhecimento em inovação e nós adaptamos as metodologias aplicadas nas empresas ao serviço público”, explica Washington Silva, superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas na Seplag/MT.

Propostas vencedoras

Após avaliação da banca, os 24 projetos foram classificados em ranking, sendo que o primeiro lugar foi para o projeto “Rede de Inteligência em Gestão de Pessoas”, criado pelos servidores Félix, Leandro, João e Yuri, servidores da Gestão Central de Pessoas do Governo de Mato Grosso. O objetivo da proposta é facilitar o entendimento das normas relacionadas aos recursos humanos, com o auxílio de uma inteligência artificial.

“Nós vamos continuar acelerando este projeto, para ampliar e fortalecer a sua estrutura. Já estamos com novas ideias para ele, como a criação de um chatbot, dando mais dinamismo a quem usa”, conta o servidor Leandro França.

O servidor Leandro França ficou em primeiro lugar no programa “Acelera Gov.MT”

Os projetos “Implementação de novas ferramentas na gestão escolar: análise de dados” e “Mind MT: Gestão Pública Estratégica com Inteligência e Tecnologia” ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já os projetos “Automatização da Fiscalização de Concessões Rodoviárias com IA” e “Biblioteca SocioDigital: incluindo jovens no futuro” receberam o “Selo Espírito Intraempreendedor” pelos avaliadores.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais