Em agosto, Mês das Infâncias, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará vários evantos formativos, iniciando no dia 1º, com a 3º Formação do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) – Brincar e Letrar, edição 2022. Os eventos formativos terão como público alvo Coordenadores Pedagógicos e Professores que atendem crianças da 2ª Infância (Pré-escola II). E no dia 27, Dia D 'EI' (Dia da Educação Infantil), com o tema 'Cuidar do começo da vida muda a vida toda', acontecerão ofininas em unidades educacionais da rede pública municipal, para formação continuada com os Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI).
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância do estabelecimento de princípios e diretrizes para a formulação e implantação de políticas públicas voltadas para este período da formação humana, que compreende os seis primeiros anos das crianças, diante das especificidades e da relevância para o desenvolvimento infantil. “Considerando o contexto atual e as práticas educativas para uma Educação Infantil de qualidade, a rede pública municipal de Cuiabá concretiza na Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão, documento que norteia o Projeto Político Pedagógico das unidades educacionais. A Educação Infantil é um espaço que deve estar comprometido com a aprendizagem e o desenvolvimento de todos as crianças da primeira infância. Essa é a prioridade da gestão Emanuel Pinheiro, uma proposta pedagógica inclusiva que respeita a singularidade de cada grupo etário e contempla a sua diversidade”, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.
Programação
O primeiro evento formativo vai acontecer de 1º a 5/08, no formato presencial, no Hotel Fazenda Mato Grosso tendo como público alvo os Coordenadores Pedagógicos. A abertura será às 13h, com a presença da secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. Logo após, acontecerá a formação com o tema ‘A literatura infantil como um caminho para a inserção das crianças de 5 anos, em um mundo letrado’, com a Profª. Esp. Ana Cláudia Silva, da Aprender Editora.
De 2 a 5/08, com o mesmo tema, a formação será voltada especialmente para os Professores que atendem a 2ª Infancia (Pré-escola II).
Entre os dias 10 e 12, no formato on-line, com transmissão pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube, a formação será voltada para os Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), com o tema ‘Efetivação da política de ensino da Escola Cuiabana para a 1ª Infância”, e as especificidades das práticas pedagógicas com bebês (Berçário), crianças bem pequenas (Maternal) e crianças pequenas (Jardim I e II). As palestras serão ministradas pela Prof.ª Dra. Iury Lara Alves.
No dia 27, no formato presencial, nas unidades educacionais que oferecem Educação Infantil, Gestores Escolares, Professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) estarão participando de vivências ligadas as ações pedagógicas voltadas à Rotina Universalizada.
Serviço – 3ª Formação do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) – Brincar e Letrar – 2022
Data:
- 1ª a 5 de agosto – Hotel Fazenda Mato Grosso (Presencial)
- Público alvo – Coordenadores Pedagógicos e Professores da 2ª infância
- 10 a 12 de agosto – on-line com transmissão pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube
- Público alvo – Professor do Jardim II e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)
- 27 de agosto – Nas unidades educacionais
- Público alvo – Gestores Escolares, Professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!