P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

SAÚDE

Secretaria de Saúde retoma reestruturação da rede de atendimento psicossocial da capital

Por Secom PMC
Publicado em 23-05-2024 às 07:00hrs
Retomada do serviço foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro

Em continuidade às ações de reestruturação da rede municipal de saúde, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira visitou nesta quarta-feira (22) duas unidades que serão reformadas para abrigar Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são locais que atendem pessoas com problemas de saúde mental. Também participaram da visita a secretária adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Joseany Salomão, a equipe de obras e a de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde - SMS.

Segundo Deiver, o projeto de reforma dos locais foi estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde para estruturar e ampliar a rede de atendimento psicossocial de Cuiabá. “Por meio de uma parceria, o Ministério Público disponibilizou para a SMS um recurso de 6 milhões de reais, que permitirá realizar essas reformas, com a previsão de conclusão em 120 dias a partir da liberação da ordem de serviço”, explicou.

O CAPS Adolescer, que atualmente funciona em uma casa alugada, voltará a funcionar no antigo prédio, localizado no bairro Jardim Europa, onde ocorreu a primeira visita da equipe da SMS. O local passará por uma reforma completa, que custará aproximadamente 750 mil reais. O CAPS Adolescer atende crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses. A unidade atende pacientes com transtornos mentais, que fazem uso de drogas e pacientes com autismo. No local, tanto a criança ou adolescente quanto a família são acolhidos e acompanhados durante o tratamento.

A segunda visita foi na antiga Policlínica do Verdão, que foi fechada após a inauguração da UPA. Após a reforma total do local, que terá um custo aproximado de 3,5 milhões de reais, a unidade será transformada em CAPS III, que funcionará 24 horas e oferecerá internação para pacientes com transtornos mentais que necessitarem de observação. O local terá 10 leitos de internação, onde os pacientes ficarão inicialmente por 15 dias, podendo ser prorrogada por mais 15 dias, período em que receberão tratamento para estabilização.

De acordo com a equipe de Obras da SMS, com a assinatura da ordem de serviço, que foi feita nesta quarta-feira (22), as obras do CAPS Adolescer estão previstas para começar nesta quinta (23) e as obras na antiga Policlínica começarão na semana que vem.

O secretário de saúde finalizou a visita já pensando nos próximos passos, de acordo com a premissa da gestão de trabalhar para melhorar cada vez mais a oferta de serviços de saúde para a população. “Nosso próximo desafio é trabalhar para disponibilizar leitos hospitalares para os pacientes com transtornos mentais, seguindo o planejamento da SMS de abri-los no antigo Pronto Socorro”.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais