Otica seu Filó

POLITICA

SMATED entrega kits para prática de apicultura em comunidade rural Aricazinho

Por Secom PMC
Publicado em 17-03-2024 às 07:25hrs
A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem o propósito de incentivar a produção de mel e, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), entregou nesta quarta-feira (13) kits para a prática de apicultura para moradores da comunidade rural Aricazinho, nas imediações do bairro Pedra 90, zona rural da capital. Desenvolvido pelo Programa Agro da Gente, a iniciativa beneficiará mais de 10 famílias locais. O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Capital.

O objetivo do Programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, é capacitar os produtores rurais por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos. Para os apicultores, além dos cursos, como forma de incentivo e cuidados, a SMATED disponibilizou kits completos com equipamento de proteção individual (EPI), contendo macacão, viseira, bota e luvas, melgueiras, um fumigador, um quilo de arame para quadros e 1000 ilhós , e um ninho para iniciar a produção de abelhas.

"Um dos grandes propósitos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é, além de levar o peixe, é ensinar a pescar. Com o programa Agro da Gente, queremos oferecer todo aparato que essas pessoas precisam para fazer da apicultura uma fonte de renda. No mês que vem vamos inaugurar a Casa do Mel, que será um serviço móvel para facilitar na logística de comercialização do mel e dos produtos feitos nesta comunidade. Estamos fazendo tudo isso para fomentar a economia cuiabana e, principalmente, a agricultura familiar", explicou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem o propósito de incentivar a produção de mel e, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), obter certificação e selo de qualidade para o produto, para que essas mercadorias possam ser comercializadas em todo território nacional.

"Nós agradecemos todo esse apoio que a Prefeitura de Cuiabá tem nos oferecido para empreendermos na cadeia do mel. Desde muito pequena eu sempre tive o sonho de trabalhar nessa área, mas por todo estigma que temos de que abelhas são perigosas, nunca quis me arriscar, e hoje com todo cuidado, assistência e ensino que estamos recebendo, podemos avançar nesse sonho sem medo", explicou Mauriem Alves Ribeiro, produtora rural.

Além dos apicultores e do secretário da SMATED, Francisco Vuolo, participaram do evento a secretária adjunta da pasta, Cácila Nassarden, o diretor de Agricultura e Abastecimento, José Lídio da Silva, o coordenador da cadeia de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) e Peixes, Reginaldo Lemes, e a equipe técnica da SMATED.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais