Otica seu Filó

POLITICA

STJ arquiva inquérito contra conselheiros do TCE-MT

Por Gazeta Digital
Publicado em 27-12-2022 às 17:56hrs
O ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), arquivou o inquérito instaurado na Justiça contra os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) decorrente dos acordos de colaboração premiada do ex-governador Silval Barbosa.
Política MT Esporte MT Notícia MT STJ arquiva inquérito contra conselheiros do TCE-MT

A decisão foi publicada na segunda-feira (26). O ministro Raul Araújo é o mesmo que determinou o retorno de Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo, José Carlos Novelli e Waldir Teis à Corte em fevereiro de 2021.

 

À época, o magistrado disse que "diante desse quadro, o vencimento do prazo de prorrogação do afastamento somado à manifestação do Ministério Público Federal em favor do encerramento da medida, mostra-se descabido cogitar-se de nova prorrogação".

 

Na decisão desta segunda, o magistrado e relator do caso, apontou que não existem, até o momento, indícios de que os conselheiros investigados participaram das irregularidades apontadas e que eventuais valores pagos pelo TCE para as empresas retornaram aos membros da Corte de Contas.

 

"Ademais, no presente caso, a inexistência de elementos indiciários aptos a corporificar a justa causa essencial ao oferecimento de denúncia contra os Conselheiros José Carlos Novelli, Waldir Teis, Antônio Joaquim, Valter Albano e Sérgio Ricardo foi exaustivamente explicitada pelo Ministério Público Federal, inclusive em respeito às diversas medidas cautelares pessoais e probatórias deferidas nestes autos, bem como ao trabalho desenvolvido pelos órgãos de persecução penal", diz trecho da decisão. 

 

Ainda de acordo com Araújo, também não há indícios de que os conselheiros foram beneficiados pela adesão, por órgãos do Poder Executivo, ou pelas irregularidades nas desapropriações da área denominada Jardim Renascer e do imóvel rural Fazenda Cuiabá da Larga/Fazenda Barra do Bonito.

 

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais