Otica seu Filó

POLITICA

Taxa de desemprego em Mato Grosso é a segunda menor do país, aponta IBGE

Por Secom Gov.MT
Publicado em 19-08-2024 às 07:02hrs
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam redução de 0,4% na taxa de desocupação

Mato Grosso apresentou queda na taxa de desemprego no 2º trimestre de 2024, nos meses de abril, maio e junho, atingindo 3,3%, a segunda menor taxa do país. Nos primeiros meses do ano, o Estado registrou 3,7% na taxa de desocupação.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ranking do desemprego, o Estado fica atrás apenas de Santa Catarina, com 3,2% de desocupação - uma diferença mínima de 0,1%. 

Conforme o levantamento, atualmente, 67,7% dos mato-grossenses estão ocupados, sendo 222 mil pelo setor público, 805 mil pela iniciativa privada com carteira assinada e 645 mil de forma informal.

Ainda segundo a pesquisa, 847 mil pessoas estão fora da força de trabalho, o que significa que não estão desempregados, e sim que não fazem parte do mercado de trabalho. 

De acordo com o IBGE, Mato Grosso reduziu a taxa de desocupação em 50% de 2020 a 2022, passando de 8,6% para 4,4%. Em 2023, o Estado figurou na lista entre as três menores taxas do país e chegou a liderar o pódio no 3º trimestre. Já em 2024, o Estado iniciou o ano como o líder de empregabilidade no 1º trimestre, e segue estável com a segunda menor desocupação do Brasil. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Miranda, destaca que os dados mostram um cenário estável em Mato Grosso, e explica que isso se dá em razão dos investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso para o desenvolvimento do Estado. 

“O governador Mauro Mendes pegou um Estado quebrado e o recuperou. Depois dessa recuperação, veio a estruturação da Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura, o que tornou Mato Grosso um lugar seguro para se investir. Criamos uma política de incentivos fiscais com adesão rápida e desburocratizada, promovendo estímulo à indústria, comércio e produtores rurais. Essa e uma séria de outras ações  possibilitaram o estímulo e crescimento do mercado de trabalho de Mato Grosso. Seguimos comprometidos em continuar implementando iniciativas que promovam o crescimento econômico", afirma. 

O secretário ainda ressalta que o Governo do Estado tem fomentado o mercado de emprego com programas de capacitações para mão de obra qualificada e que os incentivos fiscais têm refletido no crescimento das oportunidades de trabalho. Estão em vigor em Mato Grosso: o Programas de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), o Programa de Incentivo de Algodão do Mato Grosso (Proalmat) e o Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder).

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais