Otica seu Filó

POLITICA

TCE-MT capacita servidores da Saúde de Cuiabá sobre a nova Lei de Licitações

Por Secom TCE/MT
Publicado em 23-01-2024 às 08:53hrs
Servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá serão capacitados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021).

O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu na semana passada a nova equipe de gestão da Secretaria, que assumiu após o fim da intervenção do Estado na Saúde do município, e colocou a Escola Superior de Contas e a equipe técnica do órgão de controle à disposição para capacitar os servidores da Saúde.

“Estamos comprometidos em garantir que os gestores públicos tenham o conhecimento e as ferramentas adequadas para conduzir processos licitatórios e contratos administrativos de forma eficaz, assegurando a aplicação correta dos recursos públicos e promovendo a transparência. Não mediremos esforços no apoio e capacitação aos gestores para que a população receba serviços públicos de qualidade”, afirmou Sérgio Ricardo.

Durante o encontro, o novo secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Alessandro Teixeira, e secretários-adjuntos falaram sobre as dificuldades na área de licitações e contratos administrativos, especialmente pela obrigatoriedade de implantação da Lei Federal nº 14.133/2021, solicitando o apoio do TCE-MT na capacitação dos gestores municipais.

O secretário reforçou a importância da capacitação, tendo em vista que 614 novos servidores foram convocados para tomar posse no dia 29 de janeiro e muitos ainda não possuem experiência administrativa na gestão da saúde.

Após a reunião do presidente do TCE-MT com o secretário e adjuntos, as equipes técnicas do órgão de controle e da Secretaria já se reuniram para avançar sobre a capacitação, que envolverá workshops e treinamentos ministrados por especialistas do Tribunal de Contas.

Os gestores públicos municipais terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os novos dispositivos legais, esclarecer dúvidas e discutir casos práticos relacionados ao universo das licitações e contratos administrativos. Serão abordadas as temáticas: Fundamentos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos; Estudo Técnico Preliminar & Termo de Referência, Contratação Direta; e Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.

Além disso, o TCE-MT disponibilizará modelos de editais, termos de referência, estudos técnicos preliminares e demais documentos afins, proporcionando um apoio prático e efetivo para a implementação das mudanças exigidas pela nova Legislação. Essa abordagem visa não apenas informar, mas também capacitar os gestores a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas atividades diárias.

Na reunião de alinhamento das equipes técnicas, realizada na última quinta-feira (18), representaram o TCE o coordenador-geral da Escola Superior de Contas, Marcos José da Silva; e o secretário do Gabinete de Inovação e Transformação Digital, Nilson Bezerra. Pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, participaram Marcus Fabrício; Ubirajara Perdomo (Coordenador Técnico de Licitações e Contratos), Renauldt Fernando Tedesco de Carvalho (Assessor Técnico de Assistência Farmacêutica) e Tatiane Morbeck Leite (Farmacêutica), além do servidor Agmar divino Lara de Siqueira (Secretário-Adjunto Especial de Licitações e Contratos da Secretaria de Gestão).

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais