POLITICA

TCE-MT e Câmara de Cuiabá firmam parceria para traçar plano de desenvolvimento da Capital

Por Secom TCE/MT
Publicado em 15-05-2025 às 09:01hrs
Termo de cooperação técnica foi assinado entre o conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, e a Mesa Diretora do Legislativo nesta quarta-feira (14).
TCE-MT e Câmara de Cuiabá firmam parceria para traçar plano de desenvolvimento da Capital

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, assinou termo de cooperação técnica com a Câmara Municipal de Cuiabá para subsidiar a formulação de políticas públicas com foco no desenvolvimento da Capital. Durante reunião com a Mesa Diretora do Legislativo, nesta quarta-feira (14), o presidente destacou a importância da união entre as instituições para enfrentar os desafios de Cuiabá.

“Esse é o início de algo muito grande. A Câmara de Cuiabá e o Tribunal de Contas assinam hoje um compromisso que vai permitir pensar o futuro da cidade com base técnica e planejamento. O TCE tem dados, informações e orientações sobre políticas públicas que podem ajudar a transformar a realidade de Cuiabá com ações de Estado, não apenas de governo”, afirmou Sérgio Ricardo.

A iniciativa prevê a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico e Social para o município, com diagnóstico de suas potencialidades e desafios, definição de metas e indicadores, além da criação de diretrizes voltadas à inclusão social e à sustentabilidade. O termo também contempla o planejamento de ações em áreas como meio ambiente, segurança pública, mobilidade urbana, cultura, turismo e infraestrutura.

“Esse termo de cooperação nasce com foco em Cuiabá, mas já está definido que será ampliado para outros municípios da Baixada Cuiabana. Precisamos pensar o desenvolvimento de forma integrada, como Região Metropolitana, e discutir juntos políticas públicas que promovam qualidade de vida e crescimento sustentável”, acrescentou o presidente.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Paula Calil, afirmou que o acordo representa um avanço na atuação do Legislativo. “Não é apenas um compromisso entre instituições, mas um passo para garantir políticas públicas pautadas no planejamento e em indicadores. O nosso objetivo é promover ações eficazes que possam ser realmente fiscalizadas e entregues à população.”

Já a primeira-secretária da Câmara, vereadora Katiuscia Manteli, ressaltou que o trabalho conjunto aprimora a atuação legislativa. “Essa parceria com o Tribunal de Contas traz um suporte técnico essencial, com metas e fiscalização, que vai ajudar a Câmara a atuar com mais eficiência em áreas como segurança pública, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico”, pontuou. 

Conforme o termo, o TCE-MT será responsável por apoiar tecnicamente a Câmara, incluindo a capacitação de servidores e o acompanhamento dos resultados. A Câmara, por sua vez, deverá organizar consultas públicas, regulamentar as propostas e indicar um servidor de referência para a articulação das ações. A vigência inicial do termo é de 48 meses, podendo ser prorrogada.

Também participaram do encontro as vereadoras Maysa Leão, Michelly Alencar, Eliamara Zeferini de Araújo (Dra. Mara) e assessores técnicos das duas instituições. Ao longo da manhã, foram discutidos temas como a capacitação de servidores do Legislativo para análise de políticas públicas e o monitoramento dos resultados do plano, previsto para subsidiar futuras ações de auditoria e fiscalização.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais