Otica seu Filó

POLITICA

TCE-MT elege Alisson Alencar para continuar à frente do MPC-MT biênio 2025-2026

Por Secom TCE/MT
Publicado em 25-09-2024 às 09:27hrs
O procurador-geral de Contas foi reconduzido ao cargo na sessão ordinária desta terça-feira (24).

O Plenário Presencial do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) elegeu, por unanimidade, o procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, para continuar à frente do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT) por mais dois anos (2025-2026). A escolha foi realizada na sessão ordinária desta terça-feira (24).

O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, ao votar, destacou a competência do procurador e o trabalho exemplar desempenhado nos últimos anos. "Eu quero, nesse momento, votar no Alisson Alencar para que continue como procurador-geral de Contas no próximo biênio. Nós temos excelentes procuradores, pessoas capacitadas, com um longo conhecimento jurídico, mas, ao longo desses anos, observei sempre o trabalho brilhante do Alisson como chefe do MPC, e quero convidá-lo para permanecer por mais um biênio”, disse Sérgio Ricardo.

Além do presidente, na votação, a atuação do MP de Contas foi elogiada pelos conselheiros do TCE-MT. O conselheiro Antonio Joaquim ressaltou a experiência e a contribuição institucional de Alisson Alencar "Voto por ser uma pessoa que tem muita experiência, espírito de contribuição e consciência institucional. Será um prazer tê-lo por mais dois anos como procurador."

O conselheiro Valter Albano também enalteceu a eleição, afirmando que a recondução de Alisson Alencar reflete a qualidade do corpo de Procuradores do MPC-MT. "Os quatro procuradores têm muita qualidade profissional e pessoal. O procurador Alisson Alencar vem demonstrando essa dimensão maior da institucionalidade."

Na mesma linha, o conselheiro Waldir Teis destacou a maturidade do grupo de procuradores, enquanto o conselheiro Campos Neto compartilhou sua experiência de trabalho ao lado de Alisson Alencar e elogiou o comprometimento do procurador. "Realmente são pessoas que merecem a nossa confiança."

Já o conselheiro Guilherme Maluf destacou a maturidade e a capacidade de liderança de Alisson Alencar "Ao longo desses cinco anos de Tribunal, pude observar o quanto o Alisson, apesar da juventude, tem maturidade, sobretudo, na construção de projetos de eficiência para a administração pública de Mato Grosso. A forma isenta e pautada na legalidade com que ele conduz a Procuradoria do MPC , faz com que nosso estado ganhe."

O procurador-geral reconduzido, Alisson Alencar, assumiu o compromisso de honrar a instituição, exercer com responsabilidade e zelo suas funções para o aprimoramento do Tribunal de Contas, do MP de Contas e da gestão pública em Mato Grosso em benefício da sociedade do estado. “Agradeço a confiança da unanimidade dos conselheiros do TCE, bem como o apoio incondicional dos procuradores do MPC.”

Trajetória

 A recondução de Alisson Carvalho de Alencar reafirma sua competência e dedicação ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, às funções institucionais do Ministério Público de Contas, bem como ao estado de Mato Grosso e sociedade mato-grossense, consolidando sua liderança na fiscalização e controle externo das contas públicas do Estado.

Natural de Teresina, Piauí, Alisson Carvalho de Alencar possui uma carreira jurídica destacada. Atuou como advogado da União entre 2006 e 2009 e, em 2009, foi aprovado no concurso de provas e títulos para o cargo de procurador de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso. 

Sua formação acadêmica é vasta: é bacharel em Direito, pós-graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) e pela Universidade de Salamanca, na Espanha (dupla titulação), além de pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP) em Inteligência Artificial e Cidades Inteligentes.

Além de sua atuação no Ministério Público de Contas, Alisson Carvalho de Alencar é professor de ensino superior e pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP), contribuindo ativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional na área jurídica.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais