Agosto começou e os mato-grossenses devemse preparar para as condições climáticas características do mês no Estado, onde segundo o Instituto Climatempo, o tempo seco continuará a predominar, com tendências a registros de temperaturas altas em todas as regiões.
Segundo a previsão, a probabilidade de chuva para esse mês em MT é de apenas 1%, e os termômetros seguirão uma tendência de elevação, com destaque para a baixada cuiabana e as regiões oeste, norte e nordeste do estado, onde além do sol forte e o vento seco os moradores poderão ser castigados com a temperatura abrasadora de 43ºC, nos dias 8 e 11 do mês.
Já as regiões leste e sul do estado registrarão temperaturas mais moderadas para o período. Conforme o Climatempo, em Nova Xavantina, Barra do Garças e Rondonópolis (a 687, 514 e 218 Km de Cuiabá) os termômetros poderão atingir a máxima de 39ºC.
Além do calor esperado, a população mato-grossense deve ficar atenta a umidade relativa do ar, que deverá ficar ainda mais baixa a partir da segunda quinzena do mês, quando uma nova massa de ar seco se estabilizará sobre Mato Grosso.
A umidade relativa do ar, que nesta quinta-feira (1º) já estava em 20% no estado, poderá chegar aos severos 12% - umidade comum a locais como os desertos do Saara, na Africa; e o Mojave, nos EUA, intensificando ainda mais o cenário de seca em MT, bem como os riscos de hipertermia, desidratação e as temidas queimadas, que desde meados de julho já vem destruindo vários hectares em todo o estado.
PREVINA-SE
Com o sol forte e as altas temperaturas prometidas para agosto, a recomendação para a população é beber bastante água, usar roupas e calçados leves, protetor solar à vontade, bonés e/ou sombrinhas.
Além disso, caminhadas longas e exercícios ao ar livre devem ser evitadas entre as 9h e 16h30h.
Em casa, a recomendação é evitar banhos quentes, bebidas diuréticas, como café, chá e cerveja, além de deixar sempre os ambientes arejados. Também se faz necessário o uso de umidificadores de ar ou uma toalha molhada nos ambientes.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!