EDUCAÇÃO

Três estudantes da rede estadual são eleitos para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Por Secom Gov.MT
Publicado em 13-03-2025 às 09:06hrs
Escolhidos na Internet por voto popular, eles defenderam soluções globais para mudanças climáticas

Três estudantes da Rede Estadual de Ensino foram eleitos no pleito do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) e foram classificados para representar Mato Grosso na etapa nacional, em Brasília (DF), de 26 a 30 de maio. A votação ocorreu pela internet com os próprios candidatos fazendo campanha aos amigos e familiares.

Os mais votados ganharam de acordo com o seu projeto e vídeo de campanha 2025: “A integração regional e as mudanças climáticas”. A votação ocorreu pela internet.

Em 1º lugar, com o projeto “Juventude e Sustentabilidade: Iniciativas locais para mudanças globais”, João Manoel Bolognani, da Escola Estadual Cora Coralina, em Pontes e Lacerda, contabilizando 643 votos.

Em seguida, foram classificados Wellita Caroline de Almeida, da Escola Estadual Mario Spinelli, em Barra do Bugres com o projeto “Plantando para o Futuro: A integração regional e as mudanças climáticas”, com 456 votos; e Giovane Prisco Rodrigues, da Escola Estadual Júlio Muller, com 300 votos, pelo projeto “Matas ciliares, ação educacional a fim de mitigar os problemas ambientais em Comodoro-MT”.

Agora, eles concorrem a etapa nacional e, se classificados, vão para a etapa internacional, em Foz do Iguaçu, de 11 a 13 de agosto. Essa etapa contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul.

Os candidatos eleitos receberão, a partir desta quarta-feira (12.3), um e-mail com as instruções sobre o envio de documentação suplementar para a compra de passagens e reserva de hospedagem para a estadia em Brasília. Todo custo será responsável pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

O objetivo é ajudar os estudantes a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

         

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