UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

SAÚDE

Unidades de Saúde realizam mais de 1,1 mil atendimentos em ações do programa Hiperdia

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 16-04-2025 às 08:24hrs
A próxima etapa das ações do Hiperdia está marcada para o dia 26 de abril, com mais unidades participando e ampliando o alcance da estratégia.
Unidades de Saúde realizam mais de 1,1 mil atendimentos em ações do programa Hiperdia

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizou no último sábado (12) mais uma etapa das ações do programa Hiperdia, voltado para o acompanhamento e cuidado de pacientes com hipertensão arterial e diabetes. Ao todo, foram realizados 1.117 atendimentos e aplicadas 196 doses de vacinas nas unidades participantes.

As atividades fazem parte de um cronograma especial dividido em duas etapas: a primeira ocorreu no dia 12 e a segunda está prevista para o dia 26 de abril, contemplando diferentes unidades em cada data. A proposta é ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e acompanhamento dessas doenças crônicas, que afetam milhares de cuiabanos.

O programa Hiperdia é parte integrante da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e tem como principais objetivos controlar a hipertensão e o diabetes, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. As ações envolvem consultas médicas, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial e glicemia, além do fornecimento de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde.

Durante as atividades, também são realizadas práticas educativas, grupos de discussão e estímulo à atividade física e à mudança de hábitos de vida.

A secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, destacou a importância dessas ações na promoção da saúde e prevenção de doenças. “O Hiperdia é um exemplo do cuidado contínuo que oferecemos nas nossas unidades. Nosso objetivo é garantir que os pacientes com hipertensão e diabetes tenham o suporte necessário para manterem sua saúde em dia e, principalmente, evitarem complicações futuras. Essa proximidade com a comunidade é essencial para o fortalecimento da Atenção Primária”, afirmou.

Podem participar do programa pessoas já diagnosticadas com hipertensão ou diabetes, bem como indivíduos com fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo ou maus hábitos alimentares.

A SMS reforça que a prevenção ainda é o melhor caminho. Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de atividade física regular, redução do consumo de sal, moderação no uso de álcool e abandono do cigarro são medidas fundamentais para evitar o surgimento dessas doenças crônicas.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais