Otica seu Filó

POLITICA

Usina de energia solar promoverá sustentabilidade e economia à Prefeitura de Cuiabá

Por Sicom PMC
Publicado em 06-10-2023 às 08:46hrs
A estrutura será responsável por gerar aproximadamente 420 mil kWh/mês de energia

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, destacou que o Parque Tecnológico de Geração de Energia Sustentável deve proporcionar uma economia à Prefeitura de Cuiabá de mais de R$ 6 milhões por ano. Segundo o gestor, o valor reduzido nos custos com energia elétrica poderá ser investido em obras e ações de melhorias em outras áreas da cidade.

Nesta quinta-feira (5), Stopa vistoriou o andamento da obra, junto com o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão. A construção da usina de energia solar é feita por meio de uma parceria entre o Município e o Shopping Popular, regulamentada pela Lei nº 6.900, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em janeiro deste ano.

“É um recurso que poderá ser direcionado para outras áreas, para asfalto, iluminação e vários outros serviços que melhoram a vida do cidadão. Somado a isso, temos o fortalecimento da sustentabilidade, pois vamos trabalhar com uma energia limpa, renovável, sem degradar nossos rios. Ao contrário disso, vamos preservá-los, e garantir mais avanços para Cuiabá”, comentou o vice-prefeito.

Neste momento, está em andamento a instalação de mais de 5 mil placas solares na estrutura, que será responsável por gerar aproximadamente 420 mil kWh/mês de energia. Além do Parque Tecnológico de Geração de Energia Sustentável, o projeto também abrange a instalação de cerca de 18 quilômetros de linha de alta tensão, beneficiando diretamente os moradores da região do Distrito do Coxipó do Ouro.

A estrutura é levantada em uma área de oito hectares e recebe o investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. A previsão é que a obra seja concluída ainda neste ano, para que, em 2024, inicie o funcionamento. O presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, explicou que a obra é uma contrapartida do centro comercial, formalizada por meio de uma permuta assinada com o Município.

“Assinamos uma permuta, por meio da qual a Prefeitura transfere uma área para o Shopping Popular e, como contrapartida, vamos entregar essa usina de energia solar e uma nova rede de alta tensão na comunidade do Coxipó do Ouro. Ou seja, a Prefeitura sai ganhando, a sociedade sai ganhando e o Shopping Popular também. Esse é o papel mais importante dessa permuta, contemplar pessoas e deixar um legado”, disse Misael.

LEI Nº 6.900

A Lei nº 6.900, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, autoriza a transferência de uma área de mais de 11 mil m² para a Associação dos Camelôs do Shopping Popular. O espaço abriga atualmente o estacionamento do Shopping Popular e será utilizado para ampliação do empreendimento comercial.

A lei abrange também a área de mais de 10 mil m², já contemplada pela Lei 5.757/2013, totalizando mais de 21 mil m². A partir deste ato, o Município receberá como contrapartida a primeira usina de energia solar, que produzirá energia sustentável para os prédios públicos da Prefeitura de Cuiabá.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais