UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

ECONOMIA

Varejo cresce 0,5% e atinge maior patamar da série histórica

Por Secom Gov.BR
Publicado em 10-04-2025 às 09:41hrs
Resultado supera em 0,3% o nível recorde anterior, registrado em outubro de 2024
Varejo cresce 0,5% e atinge maior patamar da série histórica

Na passagem de janeiro para fevereiro, as vendas no comércio varejista no país aumentaram 0,5% e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000. O crescimento supera em 0,3% o nível recorde anterior, registrado em outubro de 2024. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 9 de abril, pelo IBGE. O acumulado de 2025 registra 2,3% de crescimento, enquanto o total dos últimos 12 meses indica variação positiva de 3,6%.

“Em outubro do ano passado, móveis e eletrodomésticos, equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, além de tecidos, vestuário e calçados foram os setores que puxaram o resultado. Em fevereiro, observamos a volta de um protagonismo do setor de hiper e supermercados”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. 

Quatro das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram em fevereiro. Dentre elas, além dos segmentos de supermercados, destacam-se os setores de produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de Móveis e eletrodomésticos (0,9%).

“O setor de móveis e eletros tem experienciado volatilidade nos últimos meses. Observamos momentos em que esse mercado se desenvolve menos, o que abre uma possibilidade estratégica das grandes marcas de fazerem grandes promoções. Por exemplo, a Black Friday foi ruim para eletrodomésticos, o que acarretou maiores promoções no Natal e melhorou o desempenho da categoria”, destaca o gerente da PMC.

Por outro lado, entre janeiro e fevereiro, houve taxas negativas nos setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,2%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%). Duas atividades adicionais que compõem o varejo ampliado no indicador fevereiro frente a janeiro tiveram trajetória distinta: veículos e motos, partes e peças caiu 2,6% e material de construção cresceu 1,1% em volume.

RELAÇÃO ANUAL - Na comparação do resultado de fevereiro de 2025 com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas no comércio varejista avançou 1,5%, com cinco dos oito setores em alta: Móveis e eletrodomésticos (9,3%), Tecidos, vestuário e calçados (8,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e Combustíveis e lubrificantes (1,5%). No varejo ampliado, a alta foi de 2,4%, com crescimento de 10% em Veículos e motos, partes e peças e de 9,7% em Material de Construção.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais