A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (22), o reitor substituto do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – campus Várzea Grande -, Gilcélio Luiz Peres, que apresentou oficialmente a demanda por um terreno municipal de aproximadamente cinco hectares para a construção de uma nova unidade do IFMT no Município.
A proposta integra o plano de expansão do governo federal, que já iniciou obras de três novos campi do IFMT em outras regiões do estado. Segundo o reitor, o município que apresentar primeiro o estudo preliminar com viabilidade técnica e a cessão de um terreno terá prioridade para receber os investimentos federais. O prazo para entrega deste estudo é de até 60 dias.
“A chegada de uma nova unidade do IFMT é uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento educacional e econômico de Várzea Grande. Vamos analisar com seriedade essa demanda e buscar a melhor área possível para viabilizar esse projeto”, afirmou a prefeita Flávia Moretti, que determinou à equipe técnica da prefeitura um levantamento para identificar a região mais adequada para a instalação do novo campus. Ela também solicitou que o pedido seja formalizado pelo IFMT para dar seguimento aos trâmites administrativos.
Atualmente, o IFMT de Várzea Grande funciona em uma estrutura de escola municipal cedida pela prefeitura, no bairro Chapéu do Sol. Uma sede própria já está em fase final de construção e deve ser inaugurada ainda neste segundo semestre na mesma região. Com a nova proposta, o Município poderá contar com duas unidades do instituto federal. “O governo federal já sinalizou o investimento em novas unidades, mas é preciso agilidade. Quem apresentar primeiro o estudo com o terreno sai na frente. Várzea Grande tem potencial e estamos confiantes”, destacou o reitor substituto Gilcélio Luiz Peres.
Hoje, o IFMT oferta em Várzea Grande quatro cursos de nível superior e quatro cursos técnicos, atendendo cerca de 1.220 estudantes. A criação de um novo campus permitiria dobrar o número de cursos e de alunos, ampliando significativamente o acesso da população à educação gratuita e de qualidade, em uma nova região da cidade.
Também participaram da reunião os secretários municipais Ina de Maria (Assuntos Estratégicos), de Viação e Obras (Celso Luiz Pereira) e as equipes técnicas do Município e do IFMT.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!