POLITICA

Abilio Brunini, do PL, é eleito o novo prefeito de Cuiabá com 171.324 votos

Por Da redação Únicanews
Publicado em 28-10-2024 às 09:02hrs
Em janeiro de 2025, deixa a Câmara Federal para assumir a Prefeitura de Cuiabá, segundo ele, “a realização de um sonho”.

Abilio Brunini confirmou a preferência do eleitorado cuiabano e se consagrou o novo prefeito de Cuiabá, com 171.324 votos neste domingo (27), ou seja, 53,80%. A vice-prefeita eleita é a Coronel Vânia Rosa (Novo).

Abilio já havia vencido o primeiro turno com ampla vantagem em relação ao segundo colocado, o que se confirmou neste domingo. Foram 24.197 votos de diferença do segundo colocado, Lúdio Cabral (PT), que foi a preferência de 147.127 eleitores (46,20%). Em nenhum momento da apuração o petista conseguiu passar à frente de Abilio.

Esta é a segunda candidatura de Abilio a prefeito de Cuiabá. Em 2020, foi vencido por Emanuel Pinheiro (MDB) no segundo turno, com uma diferença de apenas 6 mil aproximadamente. Em 1º de janeiro de 2025, Emanuel terá que “passar a faixa” ao bolsonarista.

Abilio Brunini tem 40 anos, é arquiteto de formação, e casado com Samantha Iris, que foi a vereadora eleita mais votada em Cuiabá no dia 6 de outubro. O casal tem dois filhos, Sebastian e Ana.

Ele entrou na política em 2016, quando foi eleito vereador pelo então PSC. Nas eleições de 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá pelo Podemos e ficou na primeira colocação no 1.º turno, com 90.631 votos, mas foi derrotado no 2.º turno por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.

Já nas eleições de 2022, foi o segundo candidato a deputado federal mais bem votado do Mato Grosso, com 87.072 votos (5,03% dos votos validos), e o mais bem votado em sua cidade natal, Cuiabá.

Abilio é considerado um político “polêmico”. Quando vereador, protagonizou inúmeros episódios que repercutiram, durante suas fiscalizações, especialmente na área da Saúde em Cuiabá.

Na Câmara Federal, manteve seus posicionamentos e se destacou como um dos principais nomes da Direita e oposição ao Governo Lula.

Durante sua campanha em Cuiabá, recebeu nomes importantes da Direita, como o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a esposa e filho dele, Michelle e Eduardo Bolsonaro, e outros nomes da Direita brasileira.

Em janeiro de 2025, deixa a Câmara Federal para assumir a Prefeitura de Cuiabá, segundo ele, “a realização de um sonho”.

TSE

Abilio Brunini, do PL, é eleito o novo prefeito de Cuiabá com 171.324 votos

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais