CULTURA

Aluízio Leite à frente das ações de Cultura, Esporte e Lazer na Prefeitura de Cuiabá

Por SECON - CBA
Publicado em 14-12-2021 às 08:20hrs
Carlina Rabelo Leite Jacob deixa o cargo a pedido após dez meses atuando
Aluízio Leite à frente das ações de Cultura, Esporte e Lazer na Prefeitura de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta segunda-feira (13),  o novo gestor da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá.  O engenheiro agrônomo e advogado,  Aluízio Leite, passa a atuar à frente da Pasta e terá a atribuição de fomentar a interlocução com os seguimentos, extremamente penalizados nos últimos dois anos em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. A nomeação do novo gestor será realizada em edição da  Gazeta Municipal de terça-feira (14). Carlina Rabelo Leite Jacob deixa o cargo a pedido. 

Por quase dez meses à frente da pasta, Carlina Rabelo Leite Jacob, desempenhou com afinco as ações determinadas pela gestão, como a revitalização do centro histórico (Beco do Candeeiro), além de impulsionar o diálogo com o meio cultural. Impulsionou  ainda a realização de campeonatos esportivos trazendo a capital medalhistas olímpicos em uma demonstração inequívoca de retidão e compromisso à missão atribuída. 

“Carlina é uma grande amiga. Uma produtora cultural reconhecida e que desempenhou com afinco e transparência o gerenciamento das ações culturais e esportivas em nossa cidade.  Sua eloquência, o carisma, além de  ampla capacidade de diálogo, merecem total reconhecimento e nosso agradecimento”, declarou Emanuel Pinheiro ao citar que a ex-secretária  havia se comprometido a desenvolver as atividades até dezembro de 2021.

O novo secretário de Cultura, Aluízio Leite, que possui ampla bagagem na gestão pública e já atuou  tanto na esfera municipal quanto a estadual, e asseverou que manterá as premissas da gestão Emanuel Pinheiro, a humanização e o respeito aos setores. 

“Sinto-me honrado em ajudar ao desenvolvimento de nossa capital. Temos ciência da nossa responsabilidade em estar a frente de áreas tão importantes da administração municipal que é cultura que está relacionada diretamente à geração do conhecimento, ao exercício do pensamento, que junto com o esporte, são valores essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade. A cultura e o esporte são  importantes na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo. A cultura é transformadora, a cultura emprega, uma sociedade não se constrói sem cultura e sem as artes. A gestão tem sensibilidade política e social, daí o compromisso de estar cada vez mais perto das pessoas. Na Secretaria, temos a partir de hoje, a missão de fortalecer e estreitar  ainda mais essa relação da cultura e  do esporte com a sociedade", ponderou.

Natural de Corumbá (MS), Aluízio tem três filhos. Pós-graduado em Direito Agroambiental, é doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé (Argentina). Em 2020, atuou como parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá pelo Partido Verde (PV).

Já atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi  Delegado Federal Substituto do Ministério da Educação em Mato Grosso e diretor de Administração Geral do Ministério da Educação de Mato Grosso.

Desenvolveu a função de secretário adjunto de Meio Ambiente e diretor de Gerenciamento do Município de Cuiabá. Também já foi presidente Especial do Setor de Projetos, Convênios e Prestação de Contas.  No Governo do Estado de Mato Grosso, atuou junto à  Secretaria Estadual de Meio Ambiente na função de secretário Adjunto de Mudanças Climáticas. Também foi secretário adjunto de Ciência e Tecnologia e diretor da Escola do Legislativo, superintende Executivo da Presidência – Assembleia Legislativa de Mato Grosso e exerce a vice-presidência da Fundação Verde Herbert Daniel.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais