PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

ECONOMIA

Apicultores de Cuiabá são inseridos no Agro da Gente e recebem incentivos para crescimento da produção

Por Sicom PMC
Publicado em 05-06-2023 às 09:11hrs
A iniciativa foi oficializada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, neste sábado (03)

As ações de fortalecimento da agricultura familiar, promovidas pela gestão Emanuel Pinheiro, passam a beneficiar mais uma cadeia produtiva. Por meio do programa Agro da Gente, os apicultores da região do Cinturão Verde, zona rural de Cuiabá, terão acesso a uma série de incentivos, visando o crescimento econômico e sustentável deste ramo.

O ato de apresentação do planejamento foi realizado neste sábado (03), pelo prefeito Emanuel Pinheiro, e contou ainda com a assinatura do Termo de Adesão. Neste primeiro momento, 21 apicultores assinaram o documento e a expectativa é que, ao longo do desenvolvimento das atividades, esse número suba para pelo menos 40.

A partir da adesão, os produtores receberam todos os elementos necessários para o trabalho, desde melgueiras até os materiais de manejo e segurança. Além disso, para aqueles que desejarem expandir a produção, o Município ofertará a linha de crédito do Cuiabanco, com condições específicas de facilitação na realização dos investimentos.

“Fazemos uma gestão para todos. O mesmo comprometimento que tivemos para entregar o maior hospital da história de Mato Grosso, o HMC, é também o que temos para lançar esse programa de fomento apicultura. Olhamos Cuiabá de forma integrada. Por isso, somos a gestão que também prioriza a agricultura familiar”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro

A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem o objetivo de impulsionar a produção de mel e, em parcerias com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), obter certificação e selo de qualidade para o produto. Um dos apicultores beneficiados por essa ação é Luiz Domingos Alves Barbosa, que há cerca de 20 anos mora na comunidade Aricazinho.

“Já tem uns dez anos que comecei com a apicultura. É uma atividade que eu gosto demais, mas ainda produzo só para o consumo próprio. Agora, com esse incentivo, quero comercializar também. Essa ação do prefeito Emanuel Pinheiro é muito valiosa, pois quem não tinha condições vai poder investir e deslanchar”, celebrou Luiz.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, explicou que, além da apicultura, o Agro da Gente atende também as cadeias produtivas das aves, peixe, do leite, e o FLV (frutas, legumes e verduras). Segundo ele, a atuação nessas áreas é feita com base em estudos técnicos que comprovam o potencial de crescimento.

“A cadeia produtiva da apicultura pode gerar resultados econômicos extremamente positivos. Ao mesmo tempo, o mel é um produto de alta qualidade que, quando fornecido dentro da sua pureza, também ajuda na saúde humana. Em um segundo momento, podemos inclusive atender a merenda escolar com esse trabalho”, avaliou o secretário Vuolo.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, também participou da solenidade. Além dele, estiveram presentes o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, os secretários de Governo, Wilton Coelho, os vereadores Rogério Varanda e Kássio Coelho, e lideranças comunitárias da região.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais