O ministro da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, Paulo Pimenta, é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 13 de dezembro. Na conversa ao vivo com radialistas de todo o país, ele vai dar detalhes sobre a campanha “O Brasil é um só povo”, lançada pelo Governo Federal no último domingo (10) e que tem como objetivo reforçar a mensagem de união e de reconstrução do país. Além de enfatizar o combate à intolerância e ao negacionismo, as peças narram histórias de beneficiários e beneficiárias de programas sociais que foram recuperados ao longo do primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As ações que tratam da integridade da informação, do combate à desinformação e às fake news também serão detalhadas pelo ministro Pimenta durante a participação no programa. Uma das medidas a ser discutida é a assinatura da Declaração de Intenções Conjunta sobre Integridade da Informação e Combate à Desinformação, acordo firmado entre o ministro Pimenta e o secretário de Estado e porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit. O documento prevê ações de cooperação nas duas áreas e também em defesa das instituições democráticas, além de regulação de serviços digitais e educação midiática.
A assinatura se insere em um conjunto de esforços que o Brasil tem empreendido internacionalmente para fortalecer as instituições globais voltadas para o combate à desinformação e ao discurso de ódio no ambiente digital. “O presidente Lula costuma afirmar que quanto mais esse tema for tratado como uma pauta da agenda multilateral, da agenda internacional, maior será a possibilidade de a gente ter êxito”, afirmou o ministro da Secom, antecipando que o Brasil pretende aproveitar a Presidência do G20 para suscitar discussões internacionais sobre o tema.
COMUNICABR - O ministro falará também sobre o ComunicaBR, nova plataforma online que permitirá ao cidadão brasileiro acompanhar dados sobre as entregas dos principais programas do Governo Federal em cada município e estado brasileiro, mês a mês. Com interface simples e intuitiva, as informações serão constantemente atualizadas e apresentadas de forma contextualizada, permitindo, inclusive, que o usuário exporte relatórios detalhados com os resultados.
Outro ponto que será abordado por Paulo Pimenta é a retomada ou ampliação de uma série de programas sociais que tinham sido encerrados nos últimos anos ou que estavam com baixa execução, como o Mais Médicos e o Minha Casa, Minha Vida. Na área da educação, estão sendo retomadas mais de 5 mil obras paralisadas em escolas de todo o país, foi lançado o programa para garantir internet para mais de 138 mil escolas e o Governo Federal está repassando recursos a estados e municípios para a abertura de 1 milhão de matrículas em tempo integral.
Há também uma série de avanços na área de infraestrutura, com o lançamento do Novo PAC; e na área econômica, com o Novo Marco Fiscal, a Reforma Tributária, a redução dos juros e o controle da inflação. No meio ambiente, queda do desmatamento na Amazônia.
TRANSMISSÃO AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao vivo, das 8h às 9h. Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov.
Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal do programa “A Voz do Brasil”. O “Bom dia, Ministro” é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com a EBC.
PARTICIPE – Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!