POLITICA

Botelho e Abílio aparecem tecnicamente empatados e podem disputar 2º turno das eleições em Cuiabá

Por Da redação Primeira Página
Publicado em 06-10-2024 às 07:04hrs
A pesquisa Quaest entrevistou 1000 eleitores entre os dias 4 a 5 de outubro

A terceira pesquisa Quaest, contratada pela TV Centro América e divulgada neste sábado (5) da disputa para prefeito de Cuiabá, nas Eleições Municipais 2024, mostra que no método estimulado – quando o entrevistado têm acesso a lista com os nomes dos candidatos – o candidato Eduardo Botelho (União Brasil) está com 30%, Abílio Brunini (PL) com 29%, Lúdio Cabral (PT) com 21% e Domingos Kennedy (MDB) com 4%. Botelho e Abílio estão empatados tecnicamente.

pesquisa estimulada

A pesquisa entrevistou 1000 eleitores, nos dias 4 e 5 de outubro, maiores de 16 anos de forma presencial. Os resultados apresentam margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em agosto, Eduardo Botelho, do União Brasil, aparecia com 31% da intenção dos votos. Em setembro, oscilou, dentro da margem, para 33%, agora, aparece com 30%. Considerando a margem de erro, pode ter entre 27 e 33%.

Abílio Brunini, do Partido Liberal, aparecia com 25% na primeira pesquisa. Na segunda, oscilou para 26%, e nesta terceira pesquisa tem 29%. Com a margem tem entre 26 e 32%.

Lúdio Cabral, do Partido dos Trabalhadores, tinha 21% em agosto. Em setembro, oscilou para vinte 20%, e nesta pesquisa, aparece com 21%. Considerando a margem, tem entre 18 e 24%.

Domingos Kennedy, do MDB, aparecia com 4% tanto em agosto quanto em setembro. Nesta terceira pesquisa mantém 4%. Com a margem, pode ter entre 1 e 7%.

Indecisos eram 9% em agosto, subiu para 10% e agora representam 6%. Os votos brancos, nulos ou não pretendem votar eram 10%, depois 7% e agora 10%.

Votos válidos

A Quaest calculou também os resultados em votos válidos, que é a forma como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulga o resultado oficial das eleições. Para este cálculo foram levadas em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral em Cuiabá.

Estima-se que Eduardo Botelho tenha aproximadamente 36% votos válidos. Com a margem de erro, tem entre 33 e 39%.

Abílio Brunini tem aproximadamente 35%. Com a margem de erro, poderia chegar entre 32 e 38%.

Eduardo Botelho e Abílio estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, em votos válidos.

Na sequência, Lúdio Cabral, do PT, tem voto válido estimado em 24%. Com a margem de erro, tem entre 21% e 27%.

Kennedy, do MDB, aparece com aproximadamente 5% e, com a margem de erro, pode chegar entre 2 e 8%.

pesquisa votos validos

A pesquisa Quaest-TV Centro América foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo mt 08816/2024. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que se a pesquisa for repetida cem vezes, em noventa e cinco delas o resultado vai estar dentro da margem de erro.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais