Otica seu Filó

ECONOMIA

Brasil tem alta histórica na produção de veículos e é oitavo no ranking global

Por Secom Gov.BR
Publicado em 16-01-2025 às 10:13hrs
Segundo a Anfavea, soma de vendas de veículos leves novos e usados chegou à marca de 14,2 milhões, melhor resultado na história do país

Em 2024, o Brasil produziu 2,5 milhões de veículos (9,7% a mais do que em 2023), segundo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e retomou o posto de oitavo maior produtor de veículos do mundo. O ano terminou ainda com 2,6 milhões de veículos leves e pesados emplacados. O resultado, o melhor desde 2014, representa alta de 14,1% quando comparado ao ano anterior.

"O Brasil encerrou 2024 com resultados importantes para a indústria automobilística. Voltamos a ocupar a 8ª posição entre os maiores fabricantes de veículos do mundo, superando a Espanha. Demonstração clara do aumento da confiança de nossos empresários e consumidores com o trabalho do governo do presidente Lula, por meio de programas como o Mover, para gerar empregos, promover investimentos e fazer a roda da economia girar", destacou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em postagem nas redes sociais.

De acordo com a Anfavea, nenhum grande mercado mundial cresceu tanto quanto o brasileiro em 2024, que registrou o maior aumento no ritmo de vendas internas desde 2007. A soma de vendas de veículos leves novos e usados chegou à marca de 14,2, melhor resultado da série histórica. Foram vendidos, em média, 10,4 mil unidades por dia ao longo do ano, levando em conta carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

EXPORTAÇÕES — As exportações de dezembro confirmaram o forte viés de alta do segundo semestre. Ao todo, 398,5 mil automóveis foram enviados a outros países. Argentina e Uruguai foram os destaques. Já as importações tiveram o melhor período entre os últimos 10 anos, com 466,5 mil emplacamentos.

CRÉDITO — No ano passado houve aumento de 36% das concessões de crédito para financiamento de veículos novos e usados. "Claramente há uma demanda reprimida por transporte individual que vem sendo atendida de forma crescente, graças às melhores condições de crédito", afirmou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima. Para 2025, a Anfavea projeta a comercialização de 2,8 milhões de veículos.

MOVER — O Mover é um programa federal que prevê, entre outras medidas, crédito para quem investir em pesquisas, desenvolvimento e produção tecnológica facilitadores da descarbonização da frota de carros, ônibus e caminhões.

Podem se habilitar no programa empresas que produzam ou tenham projeto de desenvolvimento no Brasil. Uma vez habilitadas, as empresas podem apresentar seus projetos e requisitar os créditos proporcionais aos investimentos – que variam de R$ 0,50 a R$ 3,20 por real investido acima de um patamar mínimo. Quanto maior o conteúdo nacional de inovação presente nas etapas produtivas, maior o crédito. A busca por mercados externos também resulta em incentivos adicionais. Caso não realize os investimentos previstos, a empresa é desabilitada e tem de devolver os recursos recebidos.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais