A Câmara Municipal de Cuiabá é pioneira na criação de um espaço público exclusivo para amamentação e fraldários, em Mato Grosso. A construção do espaço na Casa de Leis partiu do presidente do Legislativo Municipal Juca do Guaraná Filho (MDB), que atendeu a um pedido da Sala da Mulher.
A sala que deverá ser inaugurada em 15 dias, contará com iluminação de LED, ar-condicionado, sofás e poltronas, refrigeradores e todo suporte necessário para as mães que estiverem amamentando. O espaço será público e aberto às servidoras e pessoas que frequentam a Casa de Leis. Os fraldários serão instalados em todos os banheiros, tanto femininos como masculinos.
Os vereadores de Cuiabá receberam na sessão ordinária desta quinta-feira (17,02), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT) Carmen Silvia Campos Machado e a 2ª secretária do sindicato Solanyara Maria da Silva, que usaram a Tribuna Livre para falar da importância da criação do espaço de amamentação e fraldários no Legislativo Municipal.
Para a presidente do Sisma-MT, Carmen Machado, a iniciativa que partiu do presidente demonstra o compromisso dele com as mulheres.
“Juca do Guaraná Filho tem demonstrado que é extremamente sensível às causas que favorecem as mulheres. De fato, ele tem trabalhado pela população que mais precisa. Nós mulheres e mães ficamos felizes em saber da criação desse espaço. Juca encantou essa casa com a iniciativa e vai ser protagonista para todo o estado de Mato Grosso”, parabenizou a presidente do Sisma-MT, Carmen Machado.
A segunda secretária do sindicato, Solanyara Maria explicou a importância do incentivo da amamentação da criança e destacou que a Câmara irá servir de exemplo para outros municípios.
“Os órgãos públicos de Mato Grosso têm que usar a Câmara de Cuiabá como exemplo. Os índices de aleitamento materno são baixos em Cuiabá. Precisamos incentivar as mães a amamentarem seus filhos. Precisamos chamar a atenção da importância do aleitamento até dois anos” destacou a secretária.
O presidente disse que a iniciativa partiu da Sala da Mulher, após um pedido de uma servidora. “A Sala da Mulher tem ouvido as mulheres de dentro e de fora da Casa. Quando recebi a proposta da criação do espaço não pensei duas vezes em atendê-las. Os espaços já estão sendo preparados e em breve as mulheres terão tranquilidade e um local privativo, para amamentar seus filhos. Essa Casa sai na frente, valorizando as nossas servidoras e também as mulheres que nos visitam aqui na Câmara”, destacou Juca.
Mais de 60% dos servidores da Câmara Municipal de Cuiabá são do sexo feminino e todos os dias muitas mulheres, famílias com crianças e gestantes circulam pela Casa de Leis.
Secom Câmara
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!