A campanha de fim de ano do Governo Federal entra em uma nova fase a partir desta terça-feira, 26 de dezembro. Após uma primeira etapa em que as produções audiovisuais tiveram um olhar cinematográfico e voltado para a consolidação da reconstrução do país com uma mensagem de união, a sequência investe em uma perspectiva de balanço e anúncio do que vem por aí em 2024. A estética é pensada para o público mais jovem.
O estilo é dos Reacts, formato que se consagrou no YouTube e em redes como o Tik Tok. A linguagem é a mais coloquial e informal possível. É pensada para ser ágil, uma espécie de bate-papo do narrador com quem assiste. Ele (Ela) comenta cada cena que vai assistindo na tela dividida da transmissão. São dezenas de pequenos cortes que se entrelaçam e conduzem o vídeo, numa perspectiva bem cara ao público adolescente e jovem que consome redes sociais.
Ao todo, são 11 vídeos com quatro protagonistas diferentes. A intenção do conteúdo é ilustrar a retomada e a consolidação dos 75 programas lançados ou recriados pelo Governo Federal ao longo de 2023. O mosaico de temas vai do Bolsa Família ao Mais Médicos, do Brasil Sorridente à Educação em Tempo Integral, do Novo PAC à política de valorização do salário mínimo, dos investimentos em cultura à preservação do meio ambiente, da igualdade racial à segurança.
"Que tanto de coisa é essa passando aqui embaixo? Ah, é lógico, é a famosa roda gigante da economia", brinca um dos narradores, em torno de imagens que ilustram que o país chegou ao maior patamar de pessoas com carteira assinada na série histórica, e que os percentuais de desemprego caíram aos menores níveis desde 2015.
Em outro momento, a narradora lista as novidades do Bolsa Família em 2023 e cita que o programa passou a incluir valores a mais para crianças, adolescentes, gestantes e nutrizes na composição familiar. Quando termina a frase, para o vídeo e grita: "Mãe, o que é nutrizes?". A intenção é ajudar a traduzir conceitos, investimentos e perspectivas do Governo Federal. Em comum a todos os vídeos, a mensagem final: "Vem muito mais por aí".
CAMPANHA – A primeira fase da campanha “O Brasil é um só povo” foi lançada em rede nacional no dia 10 de dezembro, com a intenção de mobilizar os brasileiros para a consolidação da reconstrução do país.
Um dos filmes tem o formato de clipe e foi gravado por artistas de variados estilos musicais. Do ritmo soul de Sandra de Sá aos cantos Gospel do pastor Kleber Lucas, o clipe traz ainda a batida funk da cantora Lellê, a toada de Jorge Vercillo e o axé de Manno Góes. A trilha musical entoa mensagens como “um Brasil e um só povo” e “somos filhos de uma mãe gentil, de um Brasil que luta e não se curva”.
Outro vídeo retrata uma festa de Natal e destaca o Movimento Nacional pela Vacinação, reforçando mensagens de combate ao negacionismo e à desinformação, além de incentivar a retomada de relações familiares.
A campanha inclui ainda comerciais que colocam os brasileiros como protagonistas de histórias cotidianas sobre reconciliações e trazem exemplos de pessoas beneficiadas por programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Novo PAC, Bolsa Família, ProUni, Farmácia Popular e Plano Safra. As peças valorizam conceitos como família e cidadania e sentimentos como solidariedade e amizade.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!