A campeã mundial de salto com vara, Fabiana Murer, destacou a estrutura montada para receber o Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado pela primeira vez em Cuiabá, dos dias 6 a 9 de julho.
Em conversa com o governador Mauro Mendes, na manhã desta sexta-feira (30.06), ela elogiou a receptividade da organização do evento (que tem apoio do Governo do Estado) e a pista montada no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – obra entregue pela atual gestão.
“O Troféu Brasil de Atletismo é a competição mais importante para os atletas brasileiros, onde eles vão estar buscando boas marcas para conseguir se classificar para o Campeonato Mundial, Campeonato Sul-Americano, para as Olimpíadas do próximo ano. Tendo essa competição em uma cidade que nunca teve, acho que ainda é mais empolgante para os atletas porque vai ter um público diferente, e é uma pista boa para competir”, relatou ela.
De acordo com Murer, o COT “é um excelente local” e a expectativa é que haja “uma grande competição” para as centenas de atletas que se inscreveram.
“Estamos vendo todo o cuidado, toda a preocupação para que os atletas sejam bem atendidos, bem recebidos e para que tenham ótimos momentos por aqui”, ressaltou.
Para o governador Mauro Mendes, esse reconhecimento é a prova de que os investimentos do Estado no Projeto Olimpus (como o apoio a eventos, editais, bolsa atleta, bolsa técnico e prêmios por participação em Olimpíadas) podem transformar vidas. Ele citou que um evento dessa magnitude, acontecendo em Cuiabá, deve inspirar muitas crianças e jovens a seguirem carreira no esporte.
“Teremos aqui os principais nomes do atletismo nacional competindo nesta que é a mais importante prova desta modalidade. Nós tivemos a honra de poder terminar a obra do COT, que agora está aí servindo para o dia a dia do treinamento dos nossos atletas e também para receber a mais importante competição do atletismo nacional”, pontuou.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, a presença de tantos ícones do esporte neste evento vai inspirar nos atletas mato-grossenses.
“Isso é trabalhar a pedagogia do exemplo. Nós queremos trazer esses heróis para cá, com esses grandes resultados, para dizer para o nosso povo e para os nossos atletas que é possível chegar nesse nível”, afirmou.
Também participaram da reunião com o governador: o deputado estadual Beto Dois a Um; o secretário adjunto de Esporte e Lazer, David Moura; os medalhistas olímpicos Vicente Lenilson e Edson Luciano; e o ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado de Esporte, Baiano Filho.
A competição
Realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Troféu Brasil é a principal competição de atletismo do país. Também considerado o maior da América Latina, o evento será mais uma chance dos atletas alcançarem índices para o Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto.
Em 2022, a competição foi realizada no Rio de Janeiro e recebeu a inscrição de 755 atletas, de 123 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal. Neste ano, estima-se que mais de mil atletas participem do evento.
Pela primeira vez, desde que a competição começou em 1945, será realizada em Mato Grosso.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!