
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima que o Carnaval de 2026 vai movimentar R$ 18,6 bilhões apenas no mês de fevereiro. O valor representa um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período de 2025 e, se confirmado, será o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2011, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa projeção otimista é impulsionada por indicadores econômicos favoráveis, como o aumento da renda das famílias, a geração de novos empregos e o controle da inflação. Esses fatores dão mais segurança para o brasileiro planejar viagens e consumir serviços de lazer.
DINHEIRO CIRCULA — Mesmo sendo ponto facultativo, a tradição do Carnaval mobiliza uma ampla cadeia produtiva. Os setores que devem sentir o maior impacto positivo são:
Transportes: Passagens aéreas e rodoviárias, além de locação de veículos.
Hospedagem: Hotéis, pousadas e aluguéis de temporada.
Consumo: Bares, restaurantes e grandes eventos de entretenimento.
"Esses R$ 18,6 bilhões projetados mostram a força do Carnaval como indutor do desenvolvimento. É um período que movimenta milhões de brasileiros, gera emprego, renda e fortalece os pequenos e médios negócios, além de valorizar nossa cultura e os destinos nacionais”, destacou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
FOMENTO — Não são apenas as grandes viagens que sustentam esses números. O turismo de curta distância e os deslocamentos regionais têm papel fundamental no aquecimento das economias locais.
A programação de blocos de rua, eventos culturais e festas em capitais e cidades turísticas amplia o fluxo de visitantes e aquece o comércio, reforçando o papel do Carnaval como um dos principais motores da temporada de verão.
DESTINOS — Um levantamento da plataforma Booking.com revela quais cidades estão no topo da lista dos viajantes para 2026: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). Entre os turistas internacionais, cidades como Florianópolis (SC) e São Paulo (SP) também figuram entre os destinos mais desejados para o período.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!