Pela primeira vez na história, o prefeito da capital participou ativamente da tradicional cavalgada da Expoagro, que chega à sua 57ª edição este ano. A cavalgada, com cerca de 150 cavaleiros, incluindo o prefeito Abilio Brunini, percorreu o trajeto do Centro de Eventos Jonas Pinheiro (Parque de Exposições), no bairro Dom Aquino, até a sede da Prefeitura, para o tradicional café da manhã, simbolizando o início oficial das festividades, tendo a prefeitura como parceira.
Ao fim da cavalgada, Brunini anunciou a Noite Cuiabana na Expoagro, com muito rasqueado, lambadão e siriri.
"Fiquei feliz porque o presidente do Sindicato Rural, meu amigo Celso Nogueira, disse que sou o primeiro prefeito a participar da cavalgada (fazer o trajeto). Eu acho que não, deve ter tido outros prefeitos no passado, numa época em que era mais comum. Mas estou aqui participando, prestigiando e dando uma força para todos eles", comentou o prefeito, reforçando seu compromisso com as tradições da capital.
O chefe do Executivo destacou a importância do momento para a cidade. "Nós não podemos fugir da nossa tradição, da nossa cultura, das nossas origens. Cuiabá tem uma ligação muito forte com o agro, com a área rural, com o cavalo, com o gado. Precisamos valorizar essa história. Essa cavalgada, saindo do Parque de Exposições até a Prefeitura, para fazer o simbólico pedido de bênção ao prefeito, é um gesto que ‘autoriza’ o Sindicato Rural de Cuiabá a iniciar a 57ª edição da Expoagro. A cavalgada é símbolo da cultura e da nossa conexão com o campo. Fiquei honrado em participar. A Expoagro terá nosso apoio, é um evento grandioso e importante para a nossa capital. Vamos continuar investindo e apoiando eventos tão importantes como este, que celebram a nossa tradição e a nossa história", afirmou o prefeito.
Segundo o diretor de eventos do Sindicato Rural e organizador da cavalgada, Bruno Nardez, a intenção é manter viva a história. “Estamos dando continuidade a um trabalho que começou há tempos, cada ano surpreendendo mais, a população aplaudindo na rua, é uma tradição que não pode morrer em Cuiabá. Tem sua devida importância porque Cuiabá começou assim, em cima de um lombo de cavalo e agora significa, para a população, a abertura da Expoagro”, explicou.
A programação da Expoagro este ano está recheada de atrações para todos os públicos. No dia 15, quarta-feira, acontece a Noite Cuiabana, uma celebração especial que vai reunir o siriri, o rasqueado e o tão aguardado lambadão, marcando, pela primeira vez, a presença da música regional dentro da Expoagro. "Com entrada totalmente gratuita. Além da música cuiabana, a Expoagro também contará com programação religiosa e sertaneja. E tem várias atrações para as crianças se divertirem no parque de exposições. É um evento para toda a família, que também pode aproveitar para conhecer mais sobre a cultura dos animais, como o cavalo e outros que estarão no local. Teremos rodeio e várias outras apresentações”, destacou o prefeito.
Além disso, a Expoagro contará com dias dedicados a celebrações religiosas, tanto evangélicas quanto católicas, e manterá sua essência com a tradicional música sertaneja, que segue como a principal atração musical do evento.
A festa também será voltada para as famílias. Haverá áreas de lazer para as crianças, com parques de diversão e espaços educativos com exposição de animais, como cavalos e gado. O tradicional rodeio e diversas outras apresentações culturais também estão garantidas na programação.
Para o prefeito Abilio, a Expoagro é mais do que uma feira: “Ela é um marco. É o símbolo de que Cuiabá é a capital do agro. É a prova de que estamos prontos para receber o Estado de Mato Grosso nesse período de festividades. O sentimento é de que tudo vai dar certo, e que vamos continuar investindo e apoiando esse evento tão importante para a nossa história”.
Também integraram a comitiva da cavalgada o secretário-adjunto de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão; o diretor de Agricultura, Renildo França; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira; e o diretor de Eventos do Sindicato Rural, Bruno Nardez.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!