O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) completa 14 anos de compromisso com o futuro do mundo e da sociedade, nesta quinta-feira (11.04). Instalado na sede do Sebrae Mato Grosso, no coração de Cuiabá, o CSS tem estimulado a inovação, criando oportunidades para novos negócios e empregos, além de promover o desenvolvimento econômico e o equilíbrio entre a prosperidade e responsabilidade ambiental e social.
“Neste aniversário de quatorze anos, o CSS celebra sua jornada repleta de conquistas, parcerias e, sobretudo, o impacto positivo que tem gerado na comunidade e nos pequenos negócios da região. Consolidado como referência em sustentabilidade dentro do Sistema Sebrae, o Centro vai além das fronteiras locais, impactando nacional e internacionalmente”, ressalta a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun.
Desde o surgimento, em 2010, a trajetória do CSS desempenha um papel fundamental na inserção do Sebrae e dos pequenos negócios brasileiros na agenda global da sustentabilidade, demonstrando o compromisso com a promoção de práticas sustentáveis e a transição para uma economia de baixo carbono.
“O Centro não se limita apenas a ser um espaço físico onde essas práticas se concretizam, mas também assume o papel de catalisador na produção e disseminação de conteúdos relevantes, inspirando e engajando pequenos negócios nessa jornada de transição para a sustentabilidade. As premiações ao longo dos anos são reflexos do reconhecimento do nosso comprometimento com essa causa, que se tornou parte essencial da missão do Sebrae, no qual busca transformar os pequenos negócios em agentes protagonistas dessa transformação”, ressalta o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.
Entre as conquistas do Centro Sebrae de Sustentabilidade estão cinco certificações, como o BREEAM In-Use (ou seja, prédio em operação), que nos anos de 2018 e 2021 concedeu o prêmio do prédio mais sustentável das Américas. Essa certificação classificou a unidade como o primeiro órgão em toda a América Latina a receber essa honra. No total, o CSS ainda conta com cinco premiações, que inclui o compromisso com a eficiência energética, a promoção de práticas sustentáveis e contribuir para a construção de negócios inovadores e ecologicamente responsáveis, entre outros.
Instalações
Em uma construção ogival (forma determinada por dois arcos), inspirada em casas dos povos do Xingu, o prédio é um modelo sustentável e moderno de ambientação, com concreto aparente, fachadas de vidro, possui revestimento externo com dupla camada para captar água de chuva que é estocada e reutilizada. A sabedoria ancestral demonstrou que a tecnologia indígena, além de melhorar o conforto térmico, reduz a temperatura interna e ainda proporciona o aproveitamento ao máximo a luz natural.
O CSS possui um auditório em formato de arena, com paredes e piso revestidos com resíduos de madeira, no subsolo. A área de 2.000 m², contempla ainda a estação de compostagem e vermicompostagem (reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas), além de um jardim formado por espécies dos três biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.
Boas práticas
Como um prédio modelo, o Centro Sebrae de Sustentabilidade realiza a própria gestão dos resíduos sólidos e oferece cartilhas e infográficos gratuitos para incentivar as boas práticas sustentáveis para diversos setores de negócios. Um caso de sucesso é o da empresa ‘Origem Compostagem’, que encontrou no Sebrae/MT cursos na área do empreendedorismo sustentável para formatar a ideia da empresa de coleta e gestão de resíduos. Logo conheceu toda a estrutura, conteúdos e soluções que o CSS oferece e, em 2020, iniciou uma parceria em torno da compostagem.
“Quando a Origem era só uma ideia, o Sebrae/MT e o CSS apoiaram para que a gente desse o pontapé inicial. Hoje trabalhamos com a coleta e compostagem de resíduos orgânicos de residências, empresas e eventos como uma forma de levar a praticidade para as pessoas que já tem essa pegada sustentável”, destaca a empresária Yasmin Roja Fonseca.
Na vanguarda
Para garantir que os colaboradores estejam preparados para lidar com as complexidades e desafios que envolvem a temática da sustentabilidade, o CSS, por meio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), investe significativamente na formação interna, em ações como o CICLOS (Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios) que será realizado neste ano, nos dias 24 e 25 de maio, além de realizar em pesquisas e participar de eventos cruciais, como a COP (Conferência do Clima), a Rio+20 (2012), o Encontro Internacional das Águas em Brasília (2018), entre outros.
“Com a proximidade da Conferência do Clima em 2025, o Brasil tem uma oportunidade única de mostrar seu compromisso com a agenda climática global, e o Centro de Sustentabilidade, sem dúvida alguma, estará na vanguarda desse movimento, contribuindo de forma significativa para que o Sistema Sebrae e o Brasil brilhem neste evento de importância ímpar”, completa o diretor técnico.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!