PI 47616_ ALMT_ALÉM DA TELA DE 09 a 17 JULHO 2025

POLITICA

Com participação popular, desenvolvimento de Várzea Grande é discutido na VII Conferência Municipal da Cidade

Por Secom Pref. VG
Publicado em 11-07-2025 às 09:42hrs
Poderes, população e sociedade civil organizada discutem a cidade do futuro, que será fruto de um planejamento coletivo, democrático e formatado no diálogo
Com participação popular, desenvolvimento de Várzea Grande é discutido na VII Conferência Municipal da Cidade

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio do Conselho Municipal da Cidade (Concidade-VG), está realizando nesta terça-feira (10), a VII Conferência Municipal da Cidade.  O evento ocorre até às 18h no auditório cinco do bloco D do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O tema central desta edição é: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

Durante a abertura da Conferência, a prefeita Flávia Moretti (PL), destacou a participação popular. “Eu estou emocionada em participar deste evento, pois já fui presidente do Concidade. Aqui vamos debater o desenvolvimento do nosso Município junto aos várzea-grandenses. É fundamental criarmos políticas públicas em conjunto com a população, pois queremos construir uma Várzea Grande melhor para todos”, relata Moretti.

A secretária municipal de Planejamento e presidente do Concidade-VG, Drielli Martinez, conta que cinco eixos estão sendo debatidos de acordo com a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU): regularização Fundiária e habitação; infraestrutura e saneamento básico; mobilidade urbana, acessibilidade e transporte; sustentabilidade ambiental e segurança pública; gestão democrática e transformação digital.

Conforme o secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a conferência serve para debater o desenvolvimento de Várzea Grande como um todo. “Vamos discutir a cidade que todos os várzea-grandenses querem ver nos próximos anos. Nossa missão é planejar e construir junto com a nossa prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli uma cidade mais moderna, mais tecnológica e mais desenvolvida”, destaca.

“Tivemos pela manhã palestras sobre os eixos temáticos que podem servir como base para as propostas desenvolvidas pelas salas temáticas. Serão elaboradas dez propostas dentro dos eixos temáticos, os quais oito serão aprovadas no auditório. Posteriormente, vamos levar essas propostas para Conferência Estadual e Nacional”, conta Drielli.

O diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto, Coronel Zilmar Dias, parabenizou a todos participantes. “A participação popular é fundamental em toda gestão pública. Fico feliz em participar de eventos como esses para ouvir nossa gente, pois é ouvindo eles que saberemos onde melhorar. Em poucos meses, temos avançando. Estamos agindo rápido para manutenção de equipamentos, criamos a lei de parcelamento de dívidas, atuando fortemente na manutenção das redes no Paiaguás, realizamos mutirões de atendimentos dentro dos bairros, entre outras importantes ações. Também estamos buscando recursos com os parlamentares para continuar melhorando nossos serviços”, conta Zilmar.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, destaca ações da sua secretaria. “Estamos avançando em várias questões, recentemente participamos da entrega de residências no bairro Novo Mundo, em breve, estaremos também entregando títulos de regularização fundiária no Cohab 8 de Março. Hoje, é um dia importante, pois iremos ouvir as demandas da população dentro da nossa pasta e discutir novas políticas públicas”, conta. 

Representando o Conselho Nacional da Cidade, Clestiane Molina, a Conferência é uma forma de conhecer e avaliar os desejos da comunidade. “Aqui é um dos maiores exemplos da democracia, pois é um espaço do poder público aberto ao diálogo direto com a população em busca de melhorias coletivas. Essas pessoas vão levantar propostas que podem ser incluídas no Plano Plurianual Municipal, elas também serão levadas ao estado e posteriormente podem ser levadas em nível federal”, conta.

Também participaram da conferência os secretários de: Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim; Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; Governo, Carol Mello; Comunicação Social, Ana Paola Carlini; Defesa Social, Louriney Silva; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mario Quidá; Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira; Controladora-Geral do Município, Elizângela Batista. Também estiveram presentes os vereadores: Adilsinho (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Charles da Educação (União).

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais