Com a chegada do feriado de Proclamação da República do Brasil, celebrado nesta sexta-feira (15), o movimento na BR-163 já começou a mudar nesta quinta-feira e a presença dos veículos de passeio deve aumentar 39% até o final do dia. A previsão é da Nova Rota do Oeste, responsável pelo trecho de Itiquira a Sinop (801 km de Cuiabá), que inicia a Operação Rota à Vista.
O diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira, chama a atenção dos motoristas para três pontos fundamentais: manutenção do veículo, período chuvoso e trecho em obras. Diante desse cenário, recomenda aos condutores que façam a revisão básica dos veículos antes de seguirem viagem, especialmente com relação aos freios, condições dos pneus, faróis e limpadores de para-brisa.
“Estamos em um período com alta incidência de chuva e o cuidado com os veículos é fundamental para uma viagem segura e tranquila. Lembramos ainda que temos trechos em obras e a sinalização nos locais deve ser respeitada, bem como as orientações que vierem a ser repassadas em algum ponto com pessoas trabalhando”, orienta.
Como a BR-163 tem um alto fluxo de veículos de carga, Ferreira lembra ainda sobre a importância do respeita à legislação de trânsito, especialmente no que se refere às ultrapassagens forçadas ou em locais proibidos.
“Muitos motoristas vão para a rodovia sem experiência e a BR-163 tem uma característica muito diferente do trânsito na cidade. São muitas carretas e todo cuidado é fundamental para evitar acidentes”, explica.
Operação Rota à Vista – Durante a Operação Rota à Vista, as equipes de atendimento da Concessionária ocupam pontos estratégicos, previamente mapeados, para reduzir o tempo de resposta quando acionadas. A medida também favorece a percepção dos motoristas quanto à presença da Nova Rota e a oferta de apoio sempre que necessário.
Estimativa
A estimativa da Concessionária aponta ainda que o número de automóveis também será intenso nesta sexta-feira, quando o crescimento no fluxo deve atingir 28%. Mas a atenção maior deve ser no domingo (17), quando as famílias retornam do feriado prolongado e o estudo da Nova Rota aponta para movimento de veículos leves 42% maior que em dias comerciais. Em contrapartida, a presença dos caminhões e carretas será menor, com redução prevista entre 15% (sexta-feira) e 7% (nos demais dias).
Se precisar, chame a Rota – As equipes operacionais da Nova Rota do Oeste estão presentes ao longo de todo o trecho sob concessão para prestar todo o auxílio necessário aos usuários. O suporte pode ser acionado por meio do 0800 065 0163, ligação ou WhatsApp, 24 horas por dia.
Além de solicitar atendimento, neste canal de contato os motoristas podem obter informações momentâneas sobre as condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outros.
Confira outras dicas de segurança:
– Verifique os itens de segurança: pneus, freios, faróis, sinalização e limpador de para-brisas;
– Abasteça o veículo e confira a localização dos postos de combustíveis no trecho que percorrerá;
– Em trechos com chuva, reduza a velocidade;
– Não ultrapasse em locais proibidos;
– Não faça ultrapassagens forçadas;
– Respeite os limites de velocidade;
– Fique distante do veículo da frente;
– Use cinto de segurança;
– Não use aparelhos eletrônicos enquanto dirige;
– Se beber, não dirija.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!