O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), entregou 9.727 aparelhos auditivos entre janeiro de 2019 e julho de 2024.
Conforme levantamento realizado pela unidade, os atendimentos aumentaram exponencialmente nos últimos anos. Durante todo o ano de 2019, foram entregues apenas 40 aparelhos auditivos, contra os mais de 3 mil que foram entregues em 2023.
Localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, o Cridac também entregou 1.145 aparelhos auditivos em 2020, 2.389 aparelhos em 2021, 2.076 aparelhos em 2022 e 1.012 aparelhos entre janeiro e julho de 2024. As cirurgias para a colocação do implante coclear são realizadas pelo Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a ampliação dos atendimentos é fruto de uma gestão responsável e competente.
“O Cridac oferta um serviço diferenciado à população de Mato Grosso. Esses milhares de aparelhos mudam para melhor a vida de pessoas com deficiência auditiva, que passam a ouvir o mundo ao seu modo. Não se trata apenas de um número elevado, que demonstra a eficiência da saúde, mas sim de milhares de vidas que são impactadas por esse serviço”, ressaltou o gestor.
Para a Mariane Carneiro, filha da paciente Marizete Carneiro, que realizou o implante coclear e recebeu o aparelho auditivo pelo Cridac, o implante trouxe qualidade de vida para a mãe.
“O implante está sendo muito positivo para minha mãe. Era uma coisa que queríamos muito, uma esperança. Ela já está conseguindo ouvir algumas palavras, o nome dela, o nome da cachorrinha dela, sendo que há mais de dois anos ela não ouvia nada. Ela já está conseguindo ouvir algumas coisas e está trazendo felicidade para nós todos”, disse.
A diretora do Cridac, Suely Pinto, parabenizou a equipe da Coordenadoria de Saúde Auditiva da unidade, que completou 25 anos de trabalhos prestados à população do estado.
“Não tenho dúvidas de que esse resultado é fruto de uma equipe comprometida e dedicada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Passamos de 40 para mais de 3 mil entregas por ano. Parabenizo todos os profissionais envolvidos e reforço que o Cridac trabalha para ofertar um atendimento cada vez melhor e mais eficaz à nossa população”, acrescentou.
Já a secretária adjunta de Unidades Especializadas, Caroline Dobes, enfatizou a importância da unidade, que atua como referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.
“O Cridac é uma unidade de referência em Mato Grosso, comprometida em garantir um atendimento eficiente e qualificado. Operando sempre por meio do SUS, o objetivo da unidade é ofertar um ambiente moderno, capaz de acolher cada vez mais pacientes de todo o estado”, concluiu.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!