Na próxima segunda-feira, dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. O lançamento será na UBS Despraiado I e II, a partir das 9h, mas a vacinação ocorrerá em todas as unidade básicas da rede. Este ano a campanha foi antecipada pelo Governo Federal em virtude do aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país. Tradicionalmente realizada na primeira quinzena de abril, a antecipação visa proteger a população mais cedo diante do atual cenário epidemiológico.
A vacina utilizada nesta campanha é trivalente, contendo três cepas de vírus em combinação, o que proporciona proteção contra os principais vírus em circulação no Brasil. Importante ressaltar que a vacina contra a Influenza pode ser administrada simultaneamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação, o que facilita a imunização de diversos grupos de forma integrada.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, a capital recebeu apenas uma parte do quantitativo de vacinas para começar a campanha. “Até o momento, recebemos um total de 44.800 doses da vacina, o que nos permite iniciar a vacinação, mas esse quantitativo corresponde a cerca de 20% do total do nosso público-alvo”, comentou.
Os grupos prioritários para vacinação contra a Influenza são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas de 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora da terra indígena; quilombolas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores; integrantes das Forças Armadas; pessoas em situação de rua.
O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira ressaltou a importância da campanha. "A vacinação contra Influenza é uma medida fundamental para reduzir o impacto da gripe na saúde da população, especialmente daqueles que fazem parte dos grupos prioritários. Além de proteger o indivíduo vacinado, a imunização contribui para diminuir a circulação do vírus na comunidade, protegendo também aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde. É uma ação de saúde pública essencial, que deve ser incentivada e aderida por todos", concluiu.
Serviço
O que: Lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza
Quando: Segunda-feira (25), às 9h
Onde: UBS Despraiado I e II - Avenida Afonso Pena, s/nº - Despraiado
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!