Cuiabá foi destaque em reportagem publicada no site UOL nesta terça-feira (26) elaborada a partir do Mapa da Desigualdade entre as Capitais Brasileiras elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). Clique aqui e confira a íntegra da reportagem.
A publicação do ICS mostra que Cuiabá é a capital menos desigual do Centro-Oeste e a sétima com menor percentual de desigualdade do país. O levantamento também mostra que a capital mato-grossense é a terceira cidade com menor percentual de pobreza.
Ao todo, a capital possui 2,728% da população com rendimento real efetivo domiciliar per capita inferior a US$1,9 por dia. Atrás apenas de Florianópolis (SC), com 1,1% e Curitiba com 2,3%.
No ranking geral do Mapa das Desigualdades Entre as Capitais Brasileiras, Cuiabá ocupa a 7ª colocação, o que qualifica o município com a capital menos desigual do Centro-Oeste. O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou o resultado da pesquisa e ressaltou que a boa colocação do Município é resultado do trabalho de gestão que foi sempre pensando na população. Destacou ainda as ações efetivas que são coordenadas pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, como iniciativas de qualificação profissional, de combate à insegurança alimentar, proteção e cuidados às crianças e adolescentes,como por exemplo o programa Siminina, além da ações de promoção à saúde e educação, como o 'Enxergar é Humanizar', que atende os estudantes da rede municipal com consultas e distribução de renda.
“Cuiabá hoje é uma capital de ponta, que não deve em nada no quesito qualidade de vida e no quesito dos serviços públicos quando comparada com outros municípios”, afirmou Emanuel. “Este resultado mostra que o trabalho que vem sendo feito ao longo desses dois mandatos foi, de fato, uma gestão humanizada, cujo resultado vemos agora: uma capital cada vez menos desigual”, completou o prefeito.
De acordo com o estudo, Cuiabá está acima da média em 21 dos 40 itens observados. Em 11, está na média e em apenas 8 é classificada como abaixo da média. No panorama geral, a capital de Mato Grosso ocupa a 7ª colocação, com pontuação de 583 pontos, com poucos pontos de diferença da terceira colocada, Belo Horizonte, com 615 pontos.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!