ESPORTES

Cuiabá lança Centro de Referência Paralímpico e realiza Festival Paradesportivo

Por Secom pref. Cuiabá
Publicado em 07-02-2026 às 11:20hrs
Com a realização do 1º Festival Paradesportivo e o lançamento do Centro de Referência Paralímpico, Cuiabá dá um passo decisivo rumo a uma cidade mais justa, acessível e humana, reafirmando que o esporte é um poderoso instrumento de inclusão, cidadania e transformação social, especialmente para quem faz da superação um modo de vida.

Cuiabá vive, amanhã (7), um dos momentos mais significativos de sua história recente no esporte e na inclusão social. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza o 1º Festival Paradesportivo de Cuiabá, evento que marca oficialmente o lançamento do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB-CBA), no Complexo Esportivo Dom Aquino.

Mais do que um evento esportivo, a programação  simboliza um avanço concreto nas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, que diariamente se superam e encontram no esporte um caminho de autonomia, pertencimento e transformação de vidas.

Voltado a crianças, adolescentes e jovens a partir de 7 anos, o festival será um grande encontro de vivências, oportunidades e descoberta de talentos, reunindo participantes, familiares e a comunidade em geral em um ambiente de acolhimento, respeito e valorização das potencialidades humanas. A proposta é clara: abrir portas, romper barreiras e ampliar horizontes por meio do esporte.

Durante o evento, o público poderá conhecer e experimentar diversas modalidades paradesportivas e paralímpicas, como atletismo, natação, bocha, parabadminton, tênis de mesa, vôlei sentado e rugby em cadeira de rodas, entre outras. A iniciativa reforça o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e qualidade de vida.

O festival também marca a abertura oficial das atividades do Centro de Referência Paralímpico em Cuiabá, que passará a ofertar aulas gratuitas, com acompanhamento de profissionais qualificados e estrutura adequada. As inscrições, abertas desde o dia 22 de janeiro, poderão ser feitas também presencialmente amanhã, no local do evento, com a presença dos pais ou responsáveis.

Os Centros de Referência Paralímpicos integram o Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e utilizam estruturas esportivas existentes para ampliar o acesso ao esporte paralímpico em todo o país, desde a iniciação até o alto rendimento. Em Cuiabá, o CRPB-CBA atenderá pessoas com deficiência física, visual e intelectual, fortalecendo uma política pública permanente de inclusão e formação esportiva.

Para o secretário adjunto municipal de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, a iniciativa representa um divisor de águas para a capital. “A parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro consolida uma política estruturada e duradoura. É um avanço que amplia oportunidades, fortalece a base do esporte paralímpico e gera impacto direto na vida das famílias”, destacou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, ressalta que o Centro nasce com uma vocação social ampla. “O Centro permitirá atender estudantes da rede pública e de instituições especializadas, democratizando o acesso ao esporte e promovendo inclusão com planejamento, responsabilidade e continuidade”, afirmou.

À frente da coordenação do CRPB-CBA, o professor Altemir Trapp, com mais de 15 anos de atuação no esporte paralímpico, destaca o alcance do projeto. “A implantação do Centro representa um salto qualitativo para o esporte paralímpico local, com estrutura, metodologia e compromisso público. É um legado que começa agora e se projeta para o futuro”, avaliou.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais