SAÚDE

Cuiabá recebe do Ministério da Saúde (MS) a nova vacina contra a Covid-19

Por Secom PMC
Publicado em 17-06-2024 às 09:54hrs
A monovalente XBB, eficaz contra a nova variante

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), recebeu do Ministério da Saúde (MS), uma nova dose da vacina contra a Covid-19, a monovalente XBB, que é uma versão mais atualizada da imunização. A dose estará disponível a partir desta segunda-feira (17) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá.

A aplicação será destinada a toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinada ou com esquema vacinal incompleto, e ainda para os grupos prioritários, que incluem pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, entre outros. Para este grupo, é necessário aguardar 6 meses após a última dose para realizar o reforço.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, revela que esta nova vacina é mais eficaz para combater a nova variante do Covid-19 em circulação. "As unidades básicas de saúde estarão aplicando a vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, grupos prioritários e pessoas que nunca foram vacinadas", explica a coordenadora.

O objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19. Por isso, é fundamental alcançar coberturas vacinais elevadas e homogêneas para todos os grupos com indicação. Segundo o DPNI, a meta definida é de 90% para cobertura vacinal do público indicado.

É importante lembrar que a idade recomendada para a vacinação da primeira dose é aos 6 meses, a segunda dose aos 7 meses e a terceira dose aos 9 meses de idade. Caso um indivíduo que não tenha sido vacinado com nenhuma dose, ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a Covid-19, opte por se vacinar, poderá iniciar e/ou completar o esquema prioritário de vacinação. Este esquema consiste em duas doses da Vacina Covid-19 disponível e recomendada para a idade, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais