PI_9614_campanha - EDUCAÇÃO 10 ANOS - GOV MT DE 01 a 14 NOVEMBRO 2024_

POLITICA

Cuiabanos escolhem novo prefeito neste domingo; veja guia de votação para fazer tudo certo

Por Da redação Únicanews
Publicado em 27-10-2024 às 10:05hrs
No Mato Grosso, apenas Cuiabá terá segundo turno.

A partir das 7h deste domingo (27), os cuiabanos irão aos seus respectivos locais de votação para escolher aquele que vai comandar a maior prefeitura de Mato Grosso pelos próximos quatro anos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), este ano são 445.070 eleitores aptos a votar na capital.

A votação ocorre das 7h às 16h e a apuração de votos deve ser rápida, assim como no primeiro turno, sendo concluída em cerca de 30 minutos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Concorrem neste segundo para prefeito de Cuiabá o candidato Abilio Brunini (PL), com o número 22 na urna; e Lúdio Cabral (PT), com o número 13 na urna.

O Única News preparou um Guia para Votação, para que o eleitor não cometa erros na hora de exercer seu dever cívico. Confira:

> Horário de votação: 7h às 16h.

> Documentação necessária –  aplicativo e-Título ou documento com foto.

> Consulta ao local de votação

O eleitor pode acessar o site do TSE utilizando seu nome ou o número do título de eleitor Veja Aqui. Outra opção é o aplicativo e-Título, acessível por títulos eleitorais regulares e suspensos. No entanto, ele só poder baixado até as 23h de hoje (26).

> O que pode e não pode?

Permitido: Manifestação individual e silenciosa (bandeiras, broches, adesivos)

Proibido: Aglomeração com propaganda, manifestação ruidosa, abordagem de eleitores

> Cabine Eleitoral

Permitido: Colinha eleitoral

Proibido: Aparelho celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, armas de fogo

> Como justificar o voto?

A eleitora ou o eleitor ausente do seu domicílio eleitoral no dia e horário da eleição poderá apresentar justificativa para o segundo turno por meio de uma dessas opções: 

Pelo Aplicativo e-Título 

ou Requerimento de Justificativa Eleitoral: apresentar preenchido nas mesas receptoras de votos nos locais de votação. Preencha aqui o formulário

A justificativa também pode ser feita após as eleições. Nesse caso, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral de sua localidade.

> Quem não votou na eleição anterior pode votar?

Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nos dois turnos das eleições 2022 poderão votar no pleito municipal deste ano. O título só fica suspenso após a ausência sem justificativa na votação dos últimos três turnos eleitorais ou mais.

É necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral. Clique aqui e consulte se seu título está regular, cancelado ou suspenso.

> Como acompanhar a apuração?

Pelo aplicativo Boletim na Mão, disponível tanto para Android quanto para IOS.

Divulgação de resultado pelo site da Justiça Eleitoral. Confira aqui.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais