A maioria dos mato-grossenses (95%) planeja descansar nesse feriado de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, segundo aponta a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Carnaval 2024, realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso). A sondagem, realizada em todo estado, mostra que o turismo será um dos setores mais demandados. Já os segmentos que atuam com alimentação, confecções de fantasias, adereços serão os mais procurados pelos foliões, que pretendem gastar em média R$317, no período.
De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 26 de dezembro de 2023 e 22 de janeiro deste ano, o setor turístico deve ser o mais procurado em Mato Grosso. “A maioria dos entrevistados (95%) quer descansar no Carnaval, e, os principais destinos estão relacionados a atividades turísticas, como pousadas, balneários e parques, por exemplo. Muitos também pretendem descansar em casa, assistindo a filmes e séries”, diz Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.
E, na expectativa de faturar mais, a dona da pousada Bom Jesus, em Nobres (a 120 km da Capital), Amanda Almeida, conta que já se prepara para receber os foliões do descanso. “A nossa estimativa é de aumentar em cerca de 15% as vendas, tanto que 90% dos quartos da nossa pousada já estão reservados, estamos tendo muitas solicitações para o feriado de Carnaval”, falou.
A gestora de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves, observa que a busca por locais tranquilos reflete um momento em que as pessoas estão à procura por relaxar e ter contato com o meio ambiente. “Elas querem aproveitar esses momentos para poder se desconectar da rotina agitada e restabelecer conexões com a natureza. Essa é a nova era do turismo, em que o propósito é entregar algo que vai além do tradicional para o turista. São vivências e experiências, oferecidas como a gastronomia, lembrancinhas, por exemplo”, fala.
Com atuação consolidada em todo estado, o Sebrae Mato Grosso elaborou recentemente um catálogo de roteiros turísticos do estado. “Esse material é o resultado de anos de atuação do Sebrae/MT em todas as regiões de Mato Grosso, então as pessoas que buscam lugares para descansar, podem se orientar sobre as possibilidades de turismo que temos no entorno de Cuiabá e em todo Estado”, sugere Marisbeth. O catálogo está disponível AQUI
Pequenos negócios
As opções de atividades e experiências devem fazer a diferença na escolha de um roteiro. Para auxiliar os donos de pequenos negócios na conquista desse público, a gestora de Turismo do Sebrae/MT dá algumas dicas. “Este é o momento em que os donos de pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo devem aproveitar. É uma oportunidade para atender bem os seus clientes, ao oferecer não só um serviço, mas uma experiência. Por exemplo, o segmento da hospedagem pode criar um mimo para surpreender os hóspedes. A ocasião também é para família, então pensar nas crianças ao criar atividades e memórias”, sugere.
A folia
A pesquisa realizada pelo Sebrae/MT também mostrou que entre os outros 5% dos respondentes que planejam celebrar o Carnaval, 61% deles devem curtir a folia em blocos de rua. Outros 28% afirmaram que as festas privadas devem ser o destino.
O município de Nossa Senhora do Livramento (a 39 quilômetros de Cuiabá) deverá ser o destino da maioria dos foliões mato-grossenses. De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Eugênio de Almeida Maciel, a expectativa de público é de 5 mil pessoas, no tradicional Carnaval da cidade, o “Banana Folia 2024”, que terá programação para os dias 10,11 e 12 de fevereiro.
“O nosso Carnaval é uma celebração para toda família. Estamos preparando a festa na nossa praça Central, com feira gastronômica, apresentações musicais e a recepção dos blocos de rua, oportunidade para os pequenos negócios lucrarem mais. E, neste ano, a concentração dos blocos será na entrada da cidade, a partir das 17h, com saída em desfile em direção à praça às 22h. O evento segue até às 4h da manhã. No domingo teremos uma programação especial para as famílias que querem curtir com as crianças”, explicou José Eugênio.
Ainda conforme a pesquisa, fora do estado, Florianópolis (SC), foi o local mais citado pelos entrevistados.
Gastronomia e economia local
Segundo a pesquisa, o gasto médio previsto por cada folião será de R$320. Alimentação (72%) e fantasias e adereços (15%) serão as áreas com maior procura.
Para Marisbeth Gonçalves, as festas de Carnaval são uma excelente oportunidade para outros segmentos dos pequenos negócios. Entre eles, o de comidas rápidas, adereços, atrações musicais e eventos são exemplos de atividades que impulsionam a economia local.
“A realização de eventos durante o Carnaval pelos municípios é uma estratégia de atuação que impulsiona a economia e a cadeia produtiva. Nesta edição do Livramento, por exemplo, haverá toda uma conexão com os pequenos negócios. A gastronomia é um segmento muito beneficiado nesta ação, especialmente a comida de rua, com alimentações rápidas e leves”, cita a gestora.
E para o setor turístico que recepcionará boa parte do público que procura descanso, a sugestão gastronômica é de pratos mais elaborados. “É pensar em sabores e momentos que criem memórias afetivas. Uma gastronomia com a característica regional, para que seja mais uma experiência ao turista daquele território ou destino. Sugiro ao empreendedor que elabore algo que possa transformar o almoço em uma experiência, por exemplo, que seja um momento de conexão com a família. Então as empresas do setor também precisam se preparar para oferecer um ambiente adequado, uma alimentação que tenha uma história”, finaliza Marisbeth.
Pesquisa
A pesquisa contou com 990 respondentes de vários municípios de Mato Grosso. A metodologia aplicada foi a quantitativa, com entrevistas via telefone, realizada entre os dias 26/12/2023 e 22/02/2024. A margem de confiança da pesquisa é de 95%, sendo 5% de erro.
“O principal objetivo desta pesquisa foi avaliar as intenções de compras e comemorações dos mato-grossenses para o Carnaval deste ano. E, traçar o perfil desses consumidores é fundamental para os empresários de cada setor, pois com esses indicadores eles podem formular as melhores estratégias de vendas e promoção de seus produtos, além de se prepararem para atender esse público”, justifica Jaqueline Trentino.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!