EDUCAÇÃO

Educação de Cuiabá promove parceria inédita com ONU e amplia participação da comunidade

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 18-08-2025 às 09:29hrs
CAMINHÃO ODS
Educação de Cuiabá promove parceria inédita com ONU e amplia participação da comunidade

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou ao longo da última semana do projeto “Caminhão ODS”, iniciativa parceira da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada à disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Em Cuiabá, o ponto alto ocorreu no estacionamento do Shopping Pantanal, neste sábado (16), onde cerca de 4 mil pessoas visitaram o espaço. Além do caminhão, 20 entidades parceiras apresentaram projetos e ações ligadas à sustentabilidade. Os participantes também assistiram a apresentações musicais.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Andreia Mesquita Florado, a articulação da prefeitura foi estratégica.
"Temos 20 escolas municipais com o Projeto Lixo Zero, alinhado às metas da ONU até 2030. Promovemos formações para gestores e aproveitamos a parceria com o shopping para vivenciar o Caminhão ODS",  destacou.

Na prática, escolas também tiveram espaço para mostrar suas iniciativas. A EMEB Professor Onofre de Oliveira, no bairro Pascoal Ramos, apresentou experiências pedagógicas com materiais recicláveis, utilizadas inclusive na alfabetização de crianças com deficiência.
"Os alunos percebem na escola o reaproveitamento de objetos que iriam para o lixo e replicam em casa, criando um movimento maior", relatou a coordenadora pedagógica Sabrine Aparecida de Almeida Aguaçu.

A professora Eliane da Silva, que atua na sala multifuncional da unidade, exemplificou: "temos um jogo da memória feito com lacres de embalagens e um quebra-cabeça criado com cartelas de ovos coloridas, adaptados às necessidades das crianças".

Conscientização e impacto

De acordo com Abílio Martins, diretor de Operações e Novos Negócios da NTICS Projetos, responsável pela iniciativa com apoio do Rabobank, o objetivo é despertar mudanças de atitude na comunidade. 
"Cada parceiro trabalha uma temática específica dos ODS, mostrando de forma prática como cada cidadão pode se tornar agente de transformação", explicou.

Somente em Cuiabá, cerca de 2,8 mil alunos participaram de atividades lúdicas em sala de aula ao longo da semana. Nacionalmente, o Caminhão ODS já passou por 24 cidades e atendeu mais de 300 mil pessoas. Nos próximos dias, segue para Lucas do Rio Verde e, no dia 30, para Rondonópolis.

Origens

Criado em 2018, o Caminhão ODS começou em escolas públicas e logo se expandiu para toda a comunidade, envolvendo moradores, comerciantes, estudantes, empreendedores e servidores. Desde 2019, o veículo itinerante estaciona em espaços públicos, promove atividades e estimula o engajamento prático nos 17 objetivos da ONU para 2030, que vão desde a erradicação da pobreza até o crescimento econômico sustentável.

Serviço

Para solicitar a visita do Caminhão ODS, basta acessar: conhecendoosods.com.br/caminhao.

O evento em Cuiabá contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, UFMT, Iguá/Águas Cuiabá, Grupo Franciscano de Cururu e Siriri, Pantanal Shopping, Teoria Verde, Sistema Fiemt, Instituto Ciranda, Grupo Bom Futuro, IFMT, Cufa-MT, Programa Verde Novo, Movimento Nacional ODS, AgroGreen, Sesi, Solar Coca-Cola, Projeto Anjos da Guarda, Farmun e Áster/John Deere.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais