O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou à população na manhã desta segunda-feira (9) o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Eldorado. A unidade começará a atuar imediatamente e contará com duas equipes de Saúde da Família, funcionando em horário estendido, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. O aporte financeiro foi de R$ 370 mil, e cerca de doze mil pessoas da região, incluindo os bairros Vila Rosa, Guaicurus, Novo Mato Grosso e Novo Horizonte, serão diretamente beneficiadas.
Com o funcionamento da unidade, a capital, que em 2017 contava com apenas 72 equipes de saúde da família, passa a ter 116 em atuação. Até dezembro, serão 191. A unidade também conta com uma equipe de saúde bucal, evidenciando o aumento dos investimentos no setor. Em 2017, eram apenas dez equipes de saúde bucal, e agora já são 64.
A cerimônia de entrega também contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, que reforçou o compromisso da gestão com a saúde. Até o final do ano, serão entregues 18 obras na área.
Em seu discurso, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou que os investimentos em saúde básica sempre foram uma prioridade em sua gestão e que a ampliação das equipes de saúde será o principal legado de sua administração municipal.
“Contra fatos, não há argumentos. Nossa gestão promoveu avanços significativos para a saúde pública da nossa capital. Ainda temos muito trabalho pela frente e muitas entregas na área da saúde a serem realizadas. Investimos nas estruturas físicas das unidades, na valorização profissional dos nossos servidores e nas condições de trabalho de cada um. Buscamos garantir a humanização do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o prefeito.
Emanuel também mencionou os recursos destinados à atenção primária pelo deputado federal Emanuelzinho e pelo senador Jaime Campos, que se estendem a outras áreas de sua gestão. “Graças a esses recursos federais, estamos perto de alcançar uma cobertura de quase 90% da saúde básica em Cuiabá”, disse Emanuel, ressaltando que a nova unidade beneficiará cerca de 12 mil pessoas.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, a obra foi realizada em tempo recorde, com duração de pouco mais de seis meses. Segundo o gestor, até o final deste ano serão entregues um total de 18 obras iniciadas desde que ele assumiu a pasta.
“Quando assumi a Secretaria, fizemos um levantamento das principais necessidades da saúde, e essa USF era uma delas. Por isso, nossa equipe trabalhou intensamente para concluir a obra dentro desse prazo. Vamos entregar unidades completamente reformadas e ampliadas, que serão de grande valia para a população de Cuiabá, incluindo a reforma e ampliação da Policlínica do Coxipó, que custará R$ 2,5 milhões”, garantiu Deiver.
José Ricardo de Santana Amorim, secretário adjunto de Atenção Primária, ressaltou a importância da unidade para a população local, que estava completamente desassistida. “Teremos duas equipes, cada uma composta por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, além da equipe bucal e dos agentes de saúde que foram convocados no último concurso. No local, a população poderá buscar consultas, exames, vacinação e atendimento odontológico. E, caso necessitem de qualquer especialidade ou procedimento de alta complexidade, receberão o encaminhamento adequado”, afirmou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!