Pi 297632 COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS- GOVERNO DE MT

POLITICA

Emmanuel Macron é agredido em viagem ao sul da França

Por G1
Publicado em 08-06-2021 às 17:25hrs
Presidente francês recebeu um tapa ao se aproximar de uma cerca com alguns apoiadores. Ao menos duas pessoas foram detidas, mas não foi revelada a identidade e motivação do agressor.
Emmanuel Macron é agredido em viagem ao sul da França

O presidente francês, Emmanuel Macron, foi agredido com um tapa durante uma viagem oficial ao sul da França nesta terça-feira (8). Ao menos duas pessoas foram detidas, segundo as autoridades policiais.

Emissoras de rádio e TV da região de Drôme, próxima a Lyon, divulgaram imagens do momento em que o presidente se aproxima de um cercado que o separa da população e recebe um tapa.

Ele cumprimenta um homem que grita "abaixo a Macronia" (A bas la Macronie), uma referência ao governo de Macron, antes de desferir um tapa no rosto do presidente (assista no vídeo acima).

Macron é agredido em visita ao sul da França em 8 de junho de 2021 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Macron é agredido em visita ao sul da França em 8 de junho de 2021 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Agentes de segurança rapidamente intervêm, tiram Macron do cercado e apreendem o agressor.

Imagens da TV local mostram que o presidente ainda continuou na área e chegou a falar, de longe, com apoiadores.

A identidade do agressor, do segundo detido, e a motivação para o ataque ainda não foram divulgadas.

Segundo a agência de notícias Reuters, antes de desferir o tapa, o agressor grita também "Montjoie Saint Denis", uma espécie de grito de guerra do exército francês usado durante a monarquia.

Macron visitava a região para se encontrar com donos de restaurantes e falar sobre o relaxamento das normas sanitárias e a volta à normalidade com o controle da pandemia de Covid-19 no país.

Horas depois do ataque, o presidente francês divulgou em seu perfil no Twitter um vídeo da visita e escreveu: "Aguentamos juntos. Formamos uma nação. Foi o que fizemos".

'Democracia é alvo'

 

O primeiro-ministro Francês, Jean Castex, comentou a agressão ao chefe de Estado na sessão desta terça da Assembleia Nacional.

"Isso mostra simplesmente que a democracia é um alvo", disse Castex aos parlamentares. "A democracia é o debate, o diálogo, o confronto de ideias de desacordos, mas nunca pode virar violência."

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais