O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) participa, na próxima terça-feira (20), do “Encontro da Indústria do Setor Elétrico”. O objetivo do evento é discutir soluções para a geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia, além de abordar as oportunidades relacionadas à descarbonização da indústria em um contexto de transição energética.
Serão dois dias de evento, realizado na Fatec Senai, em Cuiabá. O Encontro é promovido Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia MT), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Quanto a geração de energia os temas englobam todas as fontes com potencialidades no estado, são elas: solar, hidrelétrica, hidrogênio verde, gás e biometano. O evento também abordará soluções voltadas para a indústria e o agronegócio como modelos de geração própria e sistemas para melhoria da qualidade de energia, que são as soluções de armazenamento.
“Esse encontro será essencial para conectar inovação, sustentabilidade e oportunidades reais para os pequenos negócios. O setor elétrico vive um momento de transição, com forte presença de tecnologias limpas e novos modelos de geração e consumo de energia. Mato Grosso tem protagonismo nesse processo, seja pela vocação para energias renováveis, seja pelo potencial do agronegócio e da indústria local. O Sebrae/MT, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, atua para inserir os pequenos negócios nesse novo contexto, promovendo acesso a soluções em eficiência energética, uso inteligente dos recursos e modelos sustentáveis de produção”, enfatiza o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.
O evento também contará com uma feira de inovações e negócios, com mais de 20 estandes distribuídos em um espaço de 1.400 m², apresentando tecnologias e soluções aplicadas à indústria e à agroindústria, incluindo eficiência energética, automação, geração distribuída e sistemas de energia limpa. A proposta é conectar fornecedores, consumidores e autoridades em um ambiente propício para negócios e articulações voltadas ao desenvolvimento sustentável.
“A Fiemt tem se posicionado de forma crítica e propositiva em relação à questão da energia em Mato Grosso. As quedas constantes e a instabilidade no fornecimento impactam diretamente a competitividade da nossa indústria. Por isso, cobramos investimentos robustos, planejamento estratégico regionalizado e a ampliação do trifaseamento das redes elétricas. A infraestrutura energética é, hoje, um dos maiores gargalos para o avanço industrial no estado. Além disso, temos promovido pesquisas e articulado parcerias para mapear as reais demandas do setor e transformar o potencial energético de Mato Grosso em benefício direto para as nossas indústrias”, afirma o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.
Para o presidente do Sindenergia-MT, Carlos Garcia, o encontro é uma oportunidade para que o setor produtivo e o poder público alinhem estratégias frente às transformações do setor elétrico.
“Estamos reunindo os maiores especialistas do país para pensar juntos o futuro da energia. Mato Grosso tem papel estratégico nesse processo e precisamos estar preparados para um novo modelo de desenvolvimento baseado na inovação, sustentabilidade e competitividade”, afirma.
Serviço
Evento: Encontro da Indústria do Setor Elétrico – Qual será o futuro do setor elétrico?
Data: 20 e 21 de maio de 2025
Horário: das 8h às 18h
Local: Fatec Senai – Av. XV de Novembro, 303 – Porto, Cuiabá (MT)
Informações: (65) 3644-3443 / (65) 99801-3443
E-mail: sindenergia@sindenergia.com.br
Site: www.sindenergia.com.br
Com informações do Sindenergia
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!