A deputada estadual Janaina Riva (MDB), acredita que disputará uma das duas vagas do Senado pelo estado de Mato Grosso com pelo menos 8 candidatos nas eleições gerais de 2026. Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (21), Janaina disse que prevê uma eleição para o Senado bem disputada, até mais do que para o cargo de governador do Estado, mas garante que não teme a competição e está pronta para se lançar na corrida eleitoral.
“Vão ter 8,9 ou 10 candidatos ao Senado. Eu já disse que serei pré-candidata. Eu acho até que estará mais disputado eleições do Senado do que a do Governo do Estado. Mas, tudo isso é normal. Serão duas vagas”, analisa Janaina.
Ao ser questionada sobre como enxerga o nome do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), caso ele também venha ser candidato ao Senado, Janaina elogiou o possível adversário e adiantou que a candidatura dele é um caminho natural, já que a sete anos entrega um ‘governo de eleição’
“Se o governador for candidato, o governador nunca falou, pelo menos eu nunca ouvi é natural que ele sairá para senador. O governador é um ótimo nome ao Senado até porque está entregando um governo de excelência”, comenta.
Janaina foi um dos primeiros nomes a anunciar o desejo da pré-candidatura ao Senado, em janeiro deste ano no Podcast Política&Política, do Grupo Única. Na ocasião, a emedebista, após ficar quase 10 anos no cargo de deputada estadual e ser eleita três vezes com a maior votação da Casa de Leis, afirmou que chegou o momento de avançar e deixar o “comodismo”.
“Preparando meu trabalho com as eleições municipais, sei que é importantíssimo para mim e daqui há dois anos, durante as eleições majoritárias estaduais, o caminho estará mais pavimentado com a construção de aliados nas Prefeituras e Câmaras Municipais. Eu não trabalho sozinha, ser a deputada mais votada foi por meio de um apoio muito importante. Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e até cidades menores são todas fundamentais para as candidaturas. Estou preparada para a guerra, eu quero sair e crescer, penso que agora é o momento ideal”, disse a deputada à época.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!