Considerada a maior árvore da América Latina, a Samaúma, está localizada na região amazônica de Alta Floresta (803 km de Cuiabá). Em 2022, o exemplar venceu o Concurso Ambiental 'Colosos de la Tierra' na categoria Colosso Internacional.
Com 61 metros de altura, 4 metros de circunferência e 304 metros quadrados de copa, a Samaúma equivale a um prédio de 20 andares. A árvore mato-grossense já possui mais de 300 anos.
Considerada pelos indígenas como a mãe das árvores, a Samaúma, também conhecida como Sumaúmma ou Paineira, é vista por muitas culturas como uma árvore sagrada e a árvore rainha da Floresta Amazônica.
Uma característica marcante nas Samaúmas são as raízes, chamadas de sapopemas, que além de dar sustentação a árvore são conhecidas por ser o 'telefone da floresta', ecoando os sons da floresta por longas distâncias.
A espécie pode ser encontrada em florestas pluviais na África Ocidental, América Central e sudeste asiático, além de outras partes da América do Sul.
A árvore também é rica diversas propriedades nas raízes, tronco, frutos, sementes e seiva que são fonte de compostos medicianais e matérias-primas para fabricação de medicamentos, abudo, sabão, ração para animais, enchimento para almofadas e colchões, entre outros.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!